Nesta terça-feira (11), a Riot Games revelou uma série de mudanças que transformarão o cenário competitivo do League of Legends (LoL). Essas alterações impactarão diretamente o Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL), que será reformulado e terá um número reduzido de equipes a partir do próximo ano.
- CBLOL: Jogador da LOUD lidera ranking de abates
- CBLOL: Terceira rodada conta com três equipes invictas; confira os melhores momentos
A principal novidade é a fusão do CBLOL com as ligas norte-americana (LCS) e latino-americana (LLA), criando uma nova estrutura chamada Américas. A liga multi-regional será dividida em duas conferências, Norte e Sul.
Estrutura das conferências
Cada conferência terá oito equipes: seis provenientes das ligas originais, uma equipe da LLA e uma vaga de “equipe convidada”. Esta última vaga será decidida por meio de um sistema de promoção e rebaixamento, no qual as equipes do Tier 2 competirão por um lugar na conferência ao final de cada temporada.
LoL Esports: construindo um Futuro Melhor
Saiba tudo sobre as mudanças que chegam em 2025:
🔗 https://t.co/mTEBsc2TRY pic.twitter.com/V02uEQVCPH— CBLOL (@CBLOL) June 11, 2024
O sistema de promoção e rebaixamento permitirá que os melhores times do Tier 2 disputem um torneio contra a equipe convidada de cada conferência. A equipe vencedora garantirá uma vaga na conferência para a próxima temporada.
Três etapas da Liga das Américas
A Liga das Américas será disputada em três etapas distintas:
- Etapa 1: As equipes competirão dentro de suas conferências. As melhores se qualificarão para partidas entre conferências, das quais uma equipe emergirá como qualificada para o novo torneio global;
- Etapa 2: O melhor de cada conferência garantirá uma vaga no Mid-Season Invitational (MSI), representando as Américas no torneio internacional;
- Etapa 3: O Campeonato Regional das Américas determinará as três times que avançarão para o Worlds, o mundial da modalidade, garantindo ao menos uma equipe de cada.