A comunidade de League of Legends (LoL) foi pega de surpresa nesta terça-feira (11). A Riot Games revelou mudanças significativas no sistema competitivo do jogo, que entrarão em vigor em 2025. Entre as novidades está a adição de um terceiro campeonato internacional no calendário.
- LoL: Riot Games anuncia reformulação no CBLOL e criação de liga pan-americana; entenda
- CBLOL: Jogador da LOUD lidera ranking de abates
O novo torneio internacional, ainda sem nome definido, será o primeiro a incluir todas as regiões competitivas em um formato unificado. A Riot Games anunciou a fusão das ligas CBLOL (Brasil), LCS (América do Norte) e LLA (América Latina), além da união das regiões da Ásia e do Pacífico.
Com essa reestruturação, a competição começará com partidas regionais nas cinco ligas: Américas, Europa (LEC), Coreia (LCK), China (LPL) e Ásia-Pacífico (APAC). No entanto, apenas um time de cada região avançará para a fase internacional, que está prevista para ocorrer em março.
Formato
A fase internacional do torneio adotará um formato de todos contra todos, em que as equipes das diferentes regiões se enfrentarão em uma série de partidas. As quatro melhores dessa fase avançarão para uma chave eliminatória.
Uma das maiores diferenças da nova competição é a implementação do “Fearless Draft”. O formato banirá os campeões que foram escolhidos em partidas anteriores da série. De acordo com a desenvolvedora, o objetivo é incentivar a diversidade de estratégias e a utilização de diferentes campeões, além de aumentar a dinâmica das partidas.
Estrutura competitiva
Com a introdução do novo torneio, a Riot Games também reformulará a estrutura das etapas regionais. O novo calendário competitivo terá três etapas:
- Primeira Etapa: Todas as regiões começarão o ano com o novo torneio internacional, onde as equipes se enfrentarão para determinar os primeiros cabeças-de-chave.
- Segunda Etapa: Servirá como qualificação para o Mid-Season Invitational (MSI), que agora ocorrerá no início de julho.
- Terceira Etapa: Cada região realizará seu Campeonato Regional, com a coroação dos campeões da temporada em cada região.