Na última terça-feira (18), a Riot Games revelou algumas mudanças no circuito inclusivo de VALORANT, o Game Changers. Entre as principais alterações está o aumento do número de equipes participantes no campeonato mundial da modalidade. Leo Faria, Diretor-geral do VALORANT Esports, falou sobre essa decisão.
- VALORANT: Riot testará competições de gênero misto em breve
- VALORANT: LOUD anuncia reforços para a temporada e completa elenco inclusivo
Anteriormente, o campeonato mundial do Game Changers contava com oito equipes, mas agora o número será expandido para 10 times. No entanto, o Brasil continuará com apenas uma equipe representante, sem qualquer alteração em relação às vagas anteriores.
A comunidade de VALORANT no Brasil reagiu à notícia. A ausência de um aumento nas vagas para o país, mesmo com a expansão do campeonato, gerou frustração entre jogadores e fãs, levando em conta o desempenho e audiência da região no torneio.
Em resposta aos questionamentos, Leo Faria explicou os critérios que a Riot Games utilizou para a distribuição das novas vagas.
“Analisamos várias coisas, incluindo o tamanho da base de jogadores na região, número de equipes, desempenho competitivo anterior, etc. É importante lembrar que no VAL consideramos as regiões como parte de territórios mais amplos versus países individuais, então dessa perspectiva, a distribuição é Américas 4, EMEA 3, Pacífico 2, CN 1“.
Hey Quel, we look at several things including the size of the player base in the region, number of teams, past competitive performance, etc. It’s important to remember that in VAL we look at regions as part of broader territories vs individual countries, so from that perspective…
— Leo Faria (@lhfaria) June 18, 2024
De acordo com o diretor geral, a região LATAM, América do Norte e Brasil conta como “Américas”. Isso significa que a região, em vez de ter apenas uma vaga, agrupa quatro. No entanto, cada sub-região compete individualmente por sua vaga, e não como uma única grande região. Essa decisão levantou novos questionamentos por parte da comunidade. Confira as vagas destinadas para cada região:
- 3 equipes da região EMEA (Europa, Oriente Médio e África)
- 2 equipes da América do Norte
- 2 equipes da região PACIFIC (Ásia-Pacífico)
- 1 equipe do Brasil
- 1 equipe da América Latina
- 1 equipe da China