R6: BLAST R6 abre a temporada milionária de 2024; confira o calendário nacional competitivo
Calendário reformulado conta com FURIA e Fluxo, além de novo ranking nacional de R6
A temporada competitiva de 2024 de Rainbow Six Siege (R6) se inicia neste sábado (16), com a primeira etapa da BLAST R6 Liga Brasileira. O calendário nacional deste ano foi reformulado, com o objetivo de expandir a visibilidade do cenário profissional no Brasil. Ao total, os campeonatos acumulam premiação total de R$ 2,6 milhões.
Com a estreia de FURIA e Fluxo, a edição regional da BLAST R6 se inicia neste sábado (16) e reúne 10 equipes em busca da classificação aos dois mundiais da BLAST de 2024: Major de Manchester, na Inglaterra, e o Major de Montreal, no Canadá.
Além dos times recém-anunciados, Black Dragons, E1 Sports, FaZe Clan, MIBR, Ninjas In Pyjamas, Team Liquid, Vivo Keyd Stars e W7M Esports compõem a competição.
BLAST R6 Liga Brasileira
A primeira etapa do campeonato acontece no formato MD1 (melhor de uma partida), até o fim da fase de grupos, que perdura por aproximadamente 1 mês, até 7 de abril. As seis melhores equipes seguem para os playoffs, que acontece entre 14 e 16 de abril. Confira abaixo o chaveamento da fase final:
Portanto, os playoffs definem o vencedor da primeira etapa (primeiro lugar), os três classificados para o próximo Major (segundo, terceiro e quarto lugar) e as equipes que disputarão o Last Chance Qualifier (LCQ), uma sobrevida para o Major de Manchester.
Datas e pontuações da BLAST R6 Liga Brasileira
Fase de grupos: 16/03 – 07/04
Playoffs: 12/04 – 14/04
Vitória sem prorrogação: +3 pontos
Vitória na prorrogação: +2 pontos
Derrota na prorrogação: +1 ponto
Derrota sem prorrogação: 0 pontos
Open Qualifier League e Last Chance Qualifier (LCQ)
Para as sete equipes que ficaram pelo caminho da liga, ainda haverá duas chances de classificação aos mundiais. Os times que ficarem da quarta à sexta colocação vão para o LCQ, e as que ocuparem do sétimo ao décimo lugar seguem para a Open Qualifier League.
Na seletiva aberta, além das equipes vindas da liga brasileira, outras 12 equipes poderão competir em busca dos cinco melhores lugares no qualify, seguindo ao Last Chance.
A melhor das oito equipes participantes do LCQ, que será realizado entre 25 e 28 de abril, garante o spot final ao Major de Manchester.
Outros campeonatos do calendário nacional
Além das seletivas da BLAST que garantem vaga aos torneios globais, a Ubisoft definiu outras competições visadas para o cenário nacional de Rainbow Six.
A Liga Start reúne times tier 2 em sua segunda edição, sendo a primeira, realizada em 2023, que revelou grandes nomes brasileiros. Ainda, a Super Copa do Brasil chega para fomentar a competição tier 1 e 2, para elevar o nível profissional nacional e, também, garantir a visibilidade das organizações e jogadores dentro do país.
“Os resultados das equipes brasileiras no Six Invitational, que acumularam sozinhas quase US$ 1,7 milhão, elevam ainda mais o nível da região, referência em Rainbow Six Siege”, comentou Leandro Montoya, diretor de esports da Ubisoft para a América Latina.
“O Brasil é um verdadeiro celeiro de grandes talentos que, por meio dos campeonatos que desenvolvemos para o ano de 2024, terão a chance de criar um ambiente competitivo de alto nível que dará continuidade ao sucesso da região nos torneios internacionais futuros e posicionar o R6 como um jogo passível para investimentos de organizações e jogadores dedicados que querem uma carreira de sucesso nos esports.”, continuou.
BR Premier Finals
Como novidade, a BR Premier Finals chega para reunir 10 times da BLAST R6 Liga Brasileira entre os grupos A e B, em um torneio mata-mata para definir os melhores do ano, sendo um novo ranking regional para R6.
Alguns dos jogos da primeira e da segunda etapa contarão para a tabela das Premier Finals, no qual sairão os classificados. O vencedor do torneio definirá o melhor time do Brasil no ano.