Uma revelação inesperada de um engenheiro da AMD revelou os principais codinomes para as próximas microarquiteturas Zen 5 e Zen 6. Segundo o site Guru3d, a informação vazada revela que o codinome CCD para a próxima microarquitetura Zen 5 é intitulado “Eldora”, com o próprio núcleo da CPU referido como “Nirvana”. Em contraste, a microarquitetura Zen 6 incluirá núcleos CCD chamados “Morpheus”, embora nenhum codinome tenha sido comprovado.
Segunda temporada de Arcane não será lançada em 2023, afirma CEO da Riot Games
A multinacional AMD de custume emprega esses títulos de microarquitetura, como o Zen 4 e o Zen 3 com codinomes CCD (CPU complex dies), aplicáveis aos processadores corporativos Ryzen e EPYC. O codinome CCD Zen 3 é “Breckenridge”, enquanto Zen 4 carrega a designação “Durango”. A AMD também atribui codinomes a núcleos de CPU individuais, como “Cerebrus” para núcleos Zen 3 e “Perséfone” para núcleos Zen 4.
De acordo o vazamento, o engenheiro responsável pela tecnologia de gerenciamento de energia Zen 5 e Zen 6, afirmou que eles trabalharam no Zen 5 de janeiro até dezembro de 2022, isso implica que a próxima fase de desenvolvimento da arquitetura “Zen” provavelmente está concluída e nos estágios de teste e refinamento. Com isso, o trabalho sobre o gerenciamento de energia do Zen 6 começou em janeiro deste ano.