Ícone do site Pichau Arena

Segundo vazamento, AMD testa CPU Ryzen 7000 com arquitetura híbrida

AMD Ryzen APU

A AMD pode estar trabalhando em uma nova família de processadores, conhecida como “Phoenix 2”, que incluiria uma arquitetura híbrida, combinando núcleos de alto desempenho com núcleos de alta eficiência em um mesmo chip de acordo com publicação realizada por meio das redes sociais na última semana (24).

Intel superou a AMD no mercado de CPUs em 2022, diz relatório

 

A vermelhinha é a única grande fabricante que ainda mantém o uso exclusivo de núcleos de alta performance, mas a empresa pode estar mudando sua estratégia. Um usuário do Twitter descobriu que uma CPU híbrida da marca já está em testes no MilkyWay@home, um projeto aberto de astrofísica.

A CPU ainda é uma unidade em desenvolvimento com identificador A70F80, que segundo o usuário confirma que o chip é membro da suposta família “Phoenix 2”. A CPU teria 2 núcleos Zen 4 e 4 núcleos Zen 4c, ambos equipados com tecnologia Simultaneous Multithreading (SMT) para chegar às 12 threads vistas no plataforma, focando assim em dispositivos ultracompactos.

A documentação oficial da AMD para os Ryzen Phoenix também já possui informações relacionadas a “núcleos de performance” e “núcleos de eficiência”. Os arquivos, destinados a auxiliar programadores a trabalhar em otimizações de software para as CPUs, citam os valores “0h” para invocar os “Performance Cores” e “1h” para chamar os “Efficiency Cores” nos códigos, ambas nomenclaturas similares às usadas pela Intel com os P-Cores e E-Cores.

 

 

Antigos rumores já sugeriam que a vermelhinha lançaria um processador com arquitetura híbrida entre o final de 2023 e o início de 2024. A fabricante já revelou os núcleos Zen 4c, que segundo informações, seria o nome oficial dos Zen 4D, soluções quase idênticas aos Zen 4, mas com menos cache e clocks mais baixos para focar em menor consumo.

Vale lembrar que, atualmente, os núcleos Zen 4c estão confirmados apenas para processadores dedicados à nuvem, com a família EPYC Bergamo, mas nada impede que a AMD os utilize também em CPUs mais simples para usuários comuns.

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile