Nesta quarta-feira (09), os portais VideoCardz e WCCFTECH compartilharam informações dos processadores Ryzen 7 7700 e Ryzen 5 7600 — sem o X que indica maior desempenho, com menor clock e consumo de energia, que apareceram no site do software SiSoftware, programa de análise e diagnóstico de hardware.
O lançamento da linha Ryzen 7000 da AMD incluiu apenas processadores para setups de alto desempenho — indicados pela letra X, o que fez que os preços praticados fossem mais altos do que o esperado, dando mais espaço no mercado gamer para a concorrência. Parece que agora o time vermelho está focado em garantir CPUs para todos os segmentos.
De acordo com o VideoCardz, as novas versões dos processadores devem equipar algum tipo de sistema integrado, o qual a companhia já oferece em gerações anteriores de CPUs Ryzen. Por padrão, ambos os produtos devem conter um TDP (Thermal Design Power) base de 65W, que pode variar a depender da carga de trabalho.
O Ryzen 5 7600 é um processador de seis núcleos e 12 threads, com um clock base de 3.8 GHz — 900 MHz a menos que sua versão high-end, e deve manter a mesma quantidade de cache, com 6 MB L2 + 32 MB L3, somando um total de 38 MB. Veja:
Já o Ryzen 7 7700 terá oito núcleos e 16 threads, também contará com um clock menor em relação à versão X — 700 MHz, com 3.8 GHz e um cache combinado de 40 MB ( 8 MB L2 + 32 MB L3). Segundo o portal, o TDP dos dois processadores é de 65 W, bem abaixo dos 105 W das variantes já lançadas.
É importante lembrar que a AMD ainda não confirmou o lançamento de novos produtos para a linha Ryzen 7000, mas é esperado que novas opções de CPUs cheguem ao mercado ao decorrer do ano de 2023. Confira um comparativo entre os processadores vazados e a atual série: