A Intel revelou uma série de novidades durante a Intel Innovation 2023, com destaque para a revelação do processador Meteor Lake e será lançado em 14 de dezembro. Se você perdeu as novidades, veja três características para ficar de olho no lançamento do Intel Core Ultra.
- EDIFIER GM3 Plus Hecate, um fone TWS para jogos e músicas
- TEAMGROUP anuncia nova memória DDR5 T-CREATE MASTER OC R-DIMM
Low Power Island E-cores
Os processadores Intel possuem P-Cores (Performance-cores) e E-Cores (Efficient-cores), porém o Intel Core Ultra contará com os novos Low Power Island E-cores.
Essa novidade é para controle de tensão mais refinado e curva de tensão mais baixa se comparada aos núcleos tradicionais, assim quando o computador não estiver em carga pesada de trabalho, menos energia será consumida em tarefas mais básicas.
Gráficos Intel Arc integrados
Uma das novidades é o fim dos gráficos integrados Intel UHD para os processadores, pois o Intel Core Ultra terá a tecnologia Intel Arc integrada, especificamente a Intel Arc Série A. Com isso, o desempenho nos jogos será otimizado com Ray Tracing, além de acesso aos codecs de vídeo como VP9, AVC, HEVC e AV1, sendo este último uma das melhores opções para compressão de arquivos.
Eficiência de energia
Por conta da nova organização Arquitetura Híbrida de Desempenho 3D do Meteor Lake, os IPs do processador serão independentes e, por conta disso, também poderão ser desativados de forma individual enquanto não estão em uso.
Por exemplo, caso o computador necessite usar os E-cores em uma carga muito menor, os Low Power Island E-cores serão usados no lugar, economizando energia já nessa ação, além dos E-cores mais potentes serem desativados de forma independente sem afetar o funcionamento, poupando ainda mais energia.
*Este texto é um content commerce da Pichau Arena em parceria com a Intel.