Reprodução/LEC
Faltando quase dois meses para o início do período de entressafra de 2024, a Riot Games anunciou nesta quinta-feira (28), que está introduzindo um conjunto de novos regulamentos financeiros, chamados Regulamentos Financeiros Esportivos (SFR), na League of Legends European Championship (LEC), a principal liga europeia de League of Legends (LoL).
- CS2: Jogadores podem escolher o drop semanal
- VALORANT: LOUD e Liquid se enfrentam; Legacy e MIBR vão para chave inferior
Os novos regulamentos, segundo a desenvolvedora, visam criar “um ambiente financeiramente sustentável” para todas as partes envolvidas – os jogadores, as equipes e a própria liga – e proteger o espaço de “práticas de gastos insustentáveis”.
A Riot também espera que este novo sistema nivele o campo de jogo na LEC, que teve apenas quatro vencedores diferentes desde a sua criação, em 2019. Para usar como exemplo, a G2 Esports, ganhou equivalente a dois terços dos títulos disputrados na liga.
#LEC introduces Sporting Financial Regulations (SFR)
Read: https://t.co/tYS7efoVv4 pic.twitter.com/QHW86xpqn9
— LEC (@LEC) September 28, 2023
“No atual clima econômico, estamos mais do que nunca empenhados em criar um futuro sustentável para os nossos jogadores, equipes e para o ecossistema LoL Esports na EMEA como um todo”, disse Maximilian Peter Schmidt, Diretor de League of Legends Esports, EMEA.
Os novos regulamentos financeiros incluem dois limites, sendo que as equipas são obrigadas a gastar dentro desse intervalo. O limite inferior de gastos, denominado Piso SFR, equivale a 50% do limite superior, denominado Limite SFR.
O limite superior, que é essencialmente o que é descrito nos esportes tradicionais como um limite salarial flexível, é calculado com base em muitos fatores diferentes. Isso inclui “salários dos jogadores da LEC, receitas da liga do ano atual e previsto, dados financeiros da equipe – como receitas e despesas – e outros indicadores de mercado”, de acordo com a Riot Games.