Ícone do site Pichau Arena

Novo CBLOL: Entenda o formato da nova liga do continente americano

casters e comentaristas do CBLOL

foto: reprodução / Riot Games

A comunidade de LoL (League of Legends) foi impactada na tarde desta quinta-feira (31) com a revelação de mais informações sobre a League of Legends Championship of The Americas (LTA). Para ajudar os fãs a entenderem melhor o novo formato, a redação da Pichau Arena organizou a presente matéria.

Temporada 2025 divida em três etapas

Imagem: divulgação/ Riot Games

Diferentemente de como foi em 2024, a temporada de 2025 será em três partes, sendo a primeira com maior foco em “criar hype ao redor de novos confrontos e rivalidades”, segundo a Riot Games. A segunda busca “crescimento na resiliência e habilidade de adaptação das equipes”  e a terceira, e última, em competitividade, além da disputa pelas vagas para o Worlds 2025.

Primeira etapa

O início do novo ano será com disputas internas na LTA Norte e LTA Sul. As equipes se enfrentarão em séries melhor de três (MD3) com Fearless Draft. Os melhores quatro colocados do norte viajarão para o Brasil para enfrentar as quatro melhores equipes do sul. A competição será de eliminação simples ainda em MD3. O grande vencedor conquista uma vaga em um novo campeonato internacional.

Segunda etapa

A segunda parte de 2025 será bem parecida com o formato utilizado em 2024. Os times irão se enfrentar apenas dentro da própria região (norte ou sul), em melhor de um (MD1), com ida e volta. As seis melhores equipes de cada região passarão para os playoffs e os vencedores serão campeões da conferência, além de conquistarem uma vaga como representantes da LTA no MSI.

Terceira etapa e Pick & Play

foto: reprodução/ Riot Games

O último torneio da região contará com um formato completamente novo chamado Pick & Play (que em português significa “escolha” & jogue”), no qual os times com piores históricos escolherão ao vivo e no palco o próximo adversário. Os confrontos serão em MD3 e as partidas iniciais são determinadas conforme classifação na segunda etapa, que também será utilizada como critério de desempate.

Após três semanas, a fase eliminatória começa com as quatro equipes da parte inferior da tabela lutando pela sobrevivência. Ao longo do desenvolvimento do torneio, o sistema de escolha será invertido, ou seja, as melhores equipes escolherão os adversários.

Ao fim da sexta semana, restarão apenas três equipes de cada conferência, aquelas que estiverem como primeira colocada já receberão a vaga para o Mundial, enquanto as duas restantes de cada conferência disputarão a terceira e última vaga nos Playoffs das Américas. Os confrontos serão realizados na região norte.

5 1 voto
Classificação do artigo
Sair da versão mobile