Em um comunicado divulgado nesta terça-feira (11), a Riot Games anunciou diversas alterações no competitivo de League of Legends (LoL), incluindo a criação de um novo torneio internacional e a fusão do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) com outras ligas. De acordo com a desenvolvedora, as mudanças visam aprimorar a distribuição de receita e garantir a sustentabilidade.
- LoL: Riot Games revela adição de novo campeonato internacional no calendário
- LoL: Riot Games anuncia reformulação no CBLOL e criação de liga pan-americana; entenda
Entre as novidades anunciadas pela desenvolvedora, está a fusão do CBLOL com as ligas norte-americana (LCS) e latino-americana (LLA), resultando na formação de uma nova estrutura chamada “Américas”. Além disso, a Riot Games também introduziu a liga APAC (Ásia-Pacífico), que unificará as regiões Vietnã, Hong Kong, Taiwan, Macau, Japão, Oceania e o Sudeste Asiático.
Segundo a desenvolvedora do jogo, a reestruturação das ligas tem como objetivo tornar a modalidade mais consistente e acessível ao público, além de buscar uma maior sustentabilidade financeira. Uma das principais estratégias para alcançar essa sustentabilidade é a melhor utilização da Reserva Global de Receita (RGR).
“Falando diretamente, temos equipes demais nesse Tier para serem apoiadas de maneira sustentável,” declarou a desenvolvedora.
LoL Esports: construindo um Futuro Melhor
Saiba tudo sobre as mudanças que chegam em 2025:
🔗 https://t.co/mTEBsc2TRY pic.twitter.com/V02uEQVCPH— CBLOL (@CBLOL) June 11, 2024
Ao reduzir o número de equipes no ecossistema de Tier 1, a Riot Games espera focar melhor os recursos da RGR, garantindo que as receitas sejam distribuídas entre menos equipes e, consequentemente, aumentando o valor que cada organização recebe.
Com a redução do número de equipes dentro do ecossistema de Tier 1, a desenvolvedora acredita que o formato ajudará a concentrar os jogadores, facilitando o acompanhamento pela comunidade e promovendo uma competição de mais alta qualidade.