Divulgação/Riot Games
A Riot Games confirmou nesta segunda-feira (20), que a LCS (League Championship Series), a liga norte-americana de League of Legends, terá o número de times participantes diminuído de dez para oito a partir da temporada 2024, com a retirada da Evil Geniuses (EG) e a Golden Guardians (GG), que serão as duas organizações que deixarão a competição.
Em postagem realizada no X (antigo Twitter), o presidente de esports da empresa responsável pelo LoL, John Needham, falou sobre os planos futuros do campeonato da América do Norte e também sobre a saída dos dois clubes supracitados.
“Na semana passada, conversamos com todas as equipes parceiras da LCS para transmitir nosso compromisso com o ecossistema de esports de LoL na América do Norte… Em 2024, a LCS será uma liga de oito equipes, já que tomamos a decisão mútua com a Golden Guardians e Evil Geniuses de retirá-los da LCS”, disse.
O fato é que a EG vive uma fase terrível financeiramente falando. Rumores da imprensa europeia dizem que a organização pode até mesmo sair do âmbito do cenário de esportes eletrônicos por completo. Vale lembrar que o clube faz parte da LCS desde 2020 e já contou com o brasileiro Gabriel “Turtle” Peixoto como head coach.
Já a Golden Guardians era uma organização que havia entrado para a liga norte-americana de LoL em 2018, quando foi de fato adotado o sistema de franquia. A empresa era operada pelo time da NBA – maior campeonato de basquete do mundo –, Golden State Warriors.
Em entrevista ao jornalista Travis Gafford, o presidente de esports da Riot Games disse, ao justificar as saídas das duas equipes, que o Golden State Warriors queria focar os seus negócios no basquete e que as dificuldades da EG estão publicamente documentadas.