A decisão do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) ocorre neste sábado (15). Em sua segunda final consecutiva, a LOUD volta a enfrentar a paiN Gaming em mais uma decisão da competição, aumentando a rivalidade entre os times. O vencedor garante uma vaga no Mid-Season Invitational (MSI) 2023 e se consagra campeão brasileiro.
-
BrTT aposta em vitória da LOUD na final contra paiN Gaming
-
Fluxo anuncia brTT como embaixador da organização
Apresentada no primeiro split de 2021, a estreia da LOUD na modalidade é recente, principalmente, se comparada aos Tradicionais. A organização também pode ser considerada jovem, fundada em 2019. Porém, o crescimento foi rápido tanto no MOBA (Multiplayer Online Battle Arena) da Riot Games, quanto no cenário de Esports no geral. Em sua quinta participação no CBLOL, está é a segunda vez em que avança para a final. Logo na primeira, se consagrou campeã brasileira e garantiu vaga no Worlds 2022.
Rivalidade com a paiN Gaming
Apesar da disparidade de anos de atuação dos dois times, isso não impediu as torcidas de formarem uma grande rivalidade, principalmente, depois de uma partida específica nos playoffs do primeiro split de 2021, quando a paiN Gaming aplicou o primeiro reverse sweep da história do torneio brasileiro contra a rival.
Na ocasião, o elenco liderado por Felipe “Brtt” Gonçalves por pouco via as chances de vitória irem embora. Porém, quando ainda parecia impossível, eles conseguiram tomar o controle e virar contra os adversários com um placar de 3 a 2.
A derrota intensificou o desgosto das torcidas umas pelas outras. Na ocasião, a line-up era formada por Rodrigo “Tay” Panisa, Matheus “Mewkyo” Ferraz, Matheus “dyNquedo” Rossini, Igor “DudsTheBoy” Homem e Denilson “Ceos” Oliveira.
No ano seguinte, a janela de transferência foi responsável por intensificar os nervos de ambas as partes com indas e vindas de jogadores. DyNquedo, mid laner da LOUD representaria os Tradicionais a partir da temporada de 2022, enquanto Leonardo “Robo” Souza e o mid laner Thiago “tinowns” Sartori assinaram com a Verdinha. Com provocações dos próprios atletas e das torcidas, a inimizade dentro de Summoner’s Rift apenas aumentou.
No segundo split de 2022, o elenco do Faz o L teve a chance de descontar a derrota. A dupla voltou a se enfrentar em mais uma final, mas, desta vez, a paiN de 2021 não foi vista e a Verdinha conseguiu uma vitória tranquila, levando os três mapas e garantindo a classificação para o Worlds 2022.
Com uma vitória para cada lado em decisões, os dois times terão a chance de desempatar e conquistar uma vaga no MSI 2023. Além de aumentar a forte rivalidade já existente.
Vale lembrar que a Verdinha foi a responsável pela queda dos Tradicionais para a chave inferior, em que tiveram que disputar contra a Los Grandes por mais uma chance na final.
LOUD no CBLOL 2023
O começo de temporada veio com mudanças no elenco, com a saída do antigo AD Carry Diego “Brance” Amaral, atualmente jogador do Fluxo, para a entrada de Moon “Route” Geom Su. Na fase regular, a equipe acumulou 12 vitórias e seis derrotas, avançando em segundo lugar para os playoffs. Porém, em certos momentos o desempenho da primeira etapa não agradou a torcida em determinados jogos em que as derrotas alcançaram o número de vitórias.
Nas eliminatórias, o quinteto voltou com mais força. Na estreia contra a Los Grandes na chave superior foi vitoriosa por 3 a 1. Na partida seguinte contra os Tradicionais, levou os três mapas da série e se classificou para a final. No final da chave superior, a equipe de tinowns surpreendeu ao realizar uma partida perfeita ao não perderem nenhuma torre, objetivo ou abate.
Elenco atual
- Topo: Leonardo “Robo” Souza
- Caçador: Park “Croc” JongHoon
- Meio: Thiago “tinowns” Sartori
- Atirador: Moon “Route” Geom Su
- Suporte: Denilson “Ceos” Oliveira
- Técnico CBLOL: Lucas “BeellzY” Spínola
Histórico de conquistas
Pela fundação recente, o histórico de vitórias do Verdinha no MOBA é curta. A organização foi campeã apenas uma vez no LoL em 2022 e teve a chance de competir no Worlds 2022, mundial da modalidade. Mas a campanha teve seu encerramento ainda na fase de grupos. Ainda há esperanças para os torcedores, dependendo do resultado no sábado (15), mais um título pode ser adicionado a coleção da LOUD.