Outra atualização que chegará ao League of Legends (LoL) na temporada 2025 são as atualizações nas ranqueadas. Nesta segunda-feira (25), a Riot Games divulgou as alterações, e a Pichau Arena trouxe as principais novidades. Confira:
- LoL: Conheça o novo modo de jogo Switfplay
- LoL: Mudanças que chegarão na temporada 2025 são reveladas
Como funcionam as ranqueadas?
As ranqueadas são o modo competitivo de Summoner’s Rift, no qual cada vitória garante Pontos de Liga (PdL), enquanto as derrotas fazem os jogadores perderem PdLs. Esses pontos são necessários para subir nos elos/ranks, que variam de Ferro ao Desafiante.
Atualizações nas ranqueadas
A Riot Games respondeu à comunidade, que relatava desequilíbrios nas partidas, prejudicando a experiência dos jogadores. A partir de 2025, haverá apenas um grande reset no elo, realizado no início do ano, sem um segundo reset posterior.
A obtenção de skins Vitoriosas também foi reformulada. Agora, será necessário conquistar 15 vitórias competitivas somadas entre as filas solo/duo e flex em cada temporada temática. Anteriormente, era necessário atingir o Ouro com 80 pontos de etapa ou acumular 1.000 pontos de etapa abaixo do Ouro para desbloquear o visual básico.
O MMR será redefinido de forma menos agressiva, o que deve tornar o progresso inicial até o Desafiante um pouco mais frustrante. Essa mudança busca evitar a mistura de jogadores de elos como Diamante, Mestre, Grão-Mestre e Desafiante no início das temporadas, um ponto criticado pela comunidade.
A experiência nas ranqueadas
Na última temporada, foram implementadas atualizações para aumentar a taxa de deterioração dos jogadores que passavam mais de seis meses sem disputar partidas ranqueadas. Por exemplo, um jogador que estava no Platina e ficou inativo por muito tempo pode retornar no Prata.
Essa decisão se baseou em dados que mostraram que competidores afastados retornavam com desempenho significativamente inferior, apresentando taxas de vitória de apenas 30% a 40%. Esse cenário gerava frustração entre os demais jogadores, o que justificou a medida de rebaixamento mais rigoroso para esses casos.
Contas alternativas
Em cada divisão, será aplicado um reset parcial no MMR dos elos mais altos. Essa medida tem o objetivo de oferecer condições mais justas para que todos os jogadores comecem de um nível semelhante e possam disputar o topo. Além disso, o processo ajuda a eliminar contas manipuladas, já que muitas novas contas são impulsionadas ou manipuladas a cada temporada.
Inflação nas ranqueadas
A Riot Games reconheceu a dificuldade de ajustar a inflação nos elos — ou seja, o aumento do número de jogadores concentrados em determinados ranks. Embora ainda não exista uma solução ideal para essa questão, a desenvolvedora afirmou que continuará monitorando atentamente o problema no futuro.