De acordo com uma publicação do WCCFTech dessa segunda-feira (19), os processadores Zen 5 da AMD serão construídos com o processo de 3nm da TSMC e a produção será iniciada já no terceiro trimestre de 2024.
- Usuários Pedem E AMD Anuncia Que Relançará O Anti-Lag+ Em Breve
- AMD Encontra Vulnerabilidades De Alto Risco Em CPUs Zen 1, 2, 3 E 4
Vale lembrar que rumores anteriores afirmavam que a arquitetura seria fabricada em 4nm, e que o 3nm estaria disponível somente no Zen 5C “Prometheus”. Todavia, o site chinês UDN, dono da informação original, garante que a fabricante mudou seus planos e adiantará a introdução da litografia.
A ideia da AMD é tornar os processadores Zen 5 o carro chefe da empresa neste ano. Estão previstas as CPUs Ryzen “Granite Ridge” (desktop), “Strix Point” (mobile) e “Turin” (servidores EPYC).
Ainda não foram divulgados muitos detalhes sobre a arquitetura, mas sabe-se que será baseada em três pilares: aprimorar performance e eficiência; reformular seu pipeline e front-end para resolver alguns de seus atuais problemas e integrar otimização em inteligência artificial e machine learning.
Por fim, é importante ressaltar que a AMD possui parcerias com as principais fabricantes de console da atualidade, a Sony Interactive Entertainment e a Microsoft, e diversos boatos sobre a presença de CPUs Zen 5 nesses videogames já apareceram, mas nenhum deles foi confirmado até o momento.