De acordo com uma publicação do TechPowerUp da última terça-feira (08), a VESA anunciou os novos padrões para certificação DisplayHDR 1.2.
Para que os produtos obtenham o certificado, precisam passar por diversos testes de qualidade, que servem para avaliar características como: luminância, gama de cores e profundidade de bit, precisão de cores, taxa de contraste, níveis de cor preta, flicker em legenda e muito mais.
- ASUS Revela PAC32KCX, Monitor E 32″ Com Suporte Ao 8K Voltado Para O Mercado Profissional
- TGT Altay T3H: Monitor Gamer De 165Hz Por Menos De R$700
Segundo a empresa, os produtos já podem receber a documentação, mas o padrão DisplayHDR 1.1 seguirá sendo disponibilizado para monitores até maio de 2025 e, para notebooks, até maio de 2026.
Confira abaixo os testes divulgados pela VESA para a certificação DisplayHDR 1.2:
- Novo teste de precisão da compreensão de cores, que mede o Delta-TP de 86 cores distintas a cada um dos três diferentes níveis de luminância, testando a precisão de cores HDR em um alcance de tons de cores representativas. Com este novo teste, as especificações atualizadas permitem erros de Delta-TP de 8 em níveis da tier 400, 500 e 600 e de Delta-TP de 6 em níveis de tier 1.000 e superiores;
- Nova taxa de contraste estático, que exigem maiores taxas de contraste nas especificações de hardware de display em todos os níveis e adicionalmente exige dimming local 2D em tiers DisplayHDR de nível 1.000 e superiores;
- Novo teste de níveis de cor preta HDR vs SDR, para ajudar a garantir o desempenho de níveis de cor preta premium no modo HDR enquanto reduz o consumo de energia e aprimora o tempo de uso da bateria (em displays de notebook, por exemplo);
- Novo teste de black crush para pedir a precisão de vários níveis de luminância preta, garantindo que displays tenham muitos detalhes de sombra por criação de imagens ou vídeos ou consumo.
- Novo teste de luminância de flicker de legendas, ajudando a garantir um comportamento ideal de dimming local quando os níveis de luminância são ajustados rapidamente, como quando legendas aparecem e desaparecem instantaneamente em cenas escuras de filmes, por exemplo.