De acordo com uma publicação do leaker “yuuki_ans” da última terça-feira (23), as CPUs Intel Arrow Lake suportarão o Thunderbolt 5 de até 120 Gb/s. Na prática, isso quer dizer que a velocidade de transferência será muito maior do que o que é visto nas gerações atuais.
- AMD Revela APU “Strix Halo” De Até 16 Núcleos Zen 5
- Benchmarks Vazados Revelam APUs Ryzen 8000G 30% Mais Velozes Em Single-Core Que Ryzen 5 5000G
Para que se tenha uma ideia, atualmente os Thunderbolt 3 e 4 garantem uma velocidade de transferência de 40 Gb/s em via dupla, enquanto o Thunderbolt 5 oferecerá 120 Gb/s em via única. No entanto, o recurso é adaptável e capaz de equilibrar o alcance em 80 Gb/s em via dupla.
No mais, o vazamento revela ainda que os processadores Intel Arrow Lake serão equipados com vinte lanes de PCIe 5.0, sendo que 16 delas serão voltadas para a GPU e quatro para os SSDs Gen 5. Nessa configuração, ambos os componentes serão levados ao extremo, podendo atingir o máximo de sua largura de banda.
A geração Raptor Lake conta com 16 lanes de PCIe 5.0 usadas para as placas de vídeo, enquanto o SSD possui apenas lanes PCIe 4.0.
Por fim, vale ressaltar que nenhuma dessas informações é oficial e podem sofrer com mudanças. Os processadores Arrow Lake estão previstos para o segundo semestre de 2024, mas nenhuma data específica foi anunciada.