Nesta quarta-feira (06), o leaker MEGAsizeGPU, muito conhecido na comunidade por seu histórico de acertos em seus vazamentos, afirmou que a GPU NVIDIA GeForce RTX 4090D, versão chinesa da placa de vídeo, segue em desenvolvimento e deve ter um maior clock base que o modelo original, mas menos núcleos CUDA.
- Vendas De GPUs Apresentam Melhora E Aumento Da AMD Se Destaca
- AMD Atualiza Software Adrenalin E Adiciona Suporte Ao Jogo Avatar: Frontiers Of Pandora
De acordo com a publicação, a RTX 4090D contará com um clock base maior que os 2280 MHz vistos na versão original da GPU, mas o boost será o mesmo: 2250 MHz.
4090D is on track, with no delay.
More Spec:
Base clock 2280 (higher than 4090)
Boost clock 2520 (same as 4090)— MEGAsizeGPU (@Zed__Wang) December 6, 2023
As configurações de memória de vídeo devem ser mantidas iguais as do modelo base, ou seja, 24 GB GDDR6X em uma interface de 384-bit. Em relação aos núcleos CUDA, MEGAsizeGPU e todos os outros leakers não sabem informar precisamente, mas garantem que a quantidade será menor do que na RTX 4090 tradicional.
As alterações na placa servem exclusivamente para adequá-la ao mercado chinês, que sofreu sanções do governo estadunidense e está proibido de adquirir tecnologia considerada de ponta, caso da placa de vídeo topo de linha da NVIDIA. O governo dos Estados Unidos, inclusive, afirmou recentemente por meio da Secretária de Comércio que impedirá a fabricante de comercializar o novo hardware.
Vale lembrar que a sanção norte-americana não afeta somente a China, mas outros 20 países da região.
Por fim, os rumores indicam que a RTX 4090D deve ser lançada durante a CES 2024 (Consumer Eletronics Show), evento no qual a NVIDIA deve lançar também as GPUs GeForce RTX 40 SUPER.