Ícone do site Pichau Arena

Vazamentos revelam especificações de processadores Intel Core Ultra 200 “Arrow Lake”

Core Ultra

Imagem: Reprodução/Intel

De acordo com uma publicação do WCCFTech desta sexta-feira (13), especificações detalhadas da linha Intel Core Ultra 200 “Arrow Lake” foram vazadas, oferecendo um panorama antecipado sobre o que esperar da nova geração de processadores do time azul para desktops.

A série inclui três principais modelos, o Core Ultra 9 285K, Core Ultra 7 265K, e Core Ultra 5 245K, que continuam a apostar na arquitetura híbrida que combina núcleos de desempenho (P-cores) e eficiência (E-cores).

Especificações dos processadores

Imagem: Reprodução/Intel

É importante destacar que por mais que as frequências dos P-cores dessa nova série sejam ligeiramente mais baixas que as da geração Raptor Lake, as melhorias na arquitetura prometem compensar isso.

A Intel pretende entregar ganhos de desempenho por ciclo de clock (IPC), o que significa que, mesmo com uma frequência levemente reduzida, os processadores da linha Ultra 200 devem ser mais rápidos, principalmente em tarefas que exigem múltiplos núcleos simultaneamente​.

Os E-cores também sofreram uma atualização importante, agora operando em frequências mais altas, o que melhora o desempenho em tarefas multi-threaded e otimiza a eficiência energética, tornando esses processadores ideais para quem busca um bom balanceamento entre desempenho e consumo​.

O lançamento

Os processadores da série Arrow Lake Ultra 200 estão programados para serem lançados ainda em 2024, mais especificamente na data de 24 de outubro. Junto com as CPUs, devem chegar também novas placas-mãe Z890, que suportarão exclusivamente memória DDR5, abandonando definitivamente a compatibilidade com DDR4..

A transição para DDR5 deve oferecer maior largura de banda e uma eficiência geral melhorada. No mais, com um total de 13 SKUs planejados, a linha incluirá variantes para diferentes perfis de consumidores, como versões K para overclocking e versões T de 35W para maior eficiência energética​

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile