De acordo com uma publicação do WCCFTech do último domingo (15), um novo vazamento no Geekbench traz novas informações sobre o AMD Ryzen AI 7 Pro 360, parte da nova série de processadores Strix Point, que vem gerando grande expectativa no mercado.
A APU será a primeira a contar com 8 núcleos baseados na arquitetura Zen 5, o que a confirma como uma solução de alto desempenho, voltada especialmente para laptops e dispositivos corporativos.
- Entenda como a AMD venceu a Intel em disputa para fabricar chips do PlayStation 6
- “Somos uma companhia em que data center vem primeiro”, afirma Lisa Su, CEO da AMD
Os vazamentos indicam que o Ryzen AI 7 Pro 360 será composto por uma configuração híbrida de núcleos: três núcleos Zen 5 de alto desempenho, também chamados de núcleos de performance, e cinco núcleos Zen 5c de menor consumo energético, conhecidos como núcleos de eficiência, oferecendo um total de 16 threads.
Além disso, o chip contará com uma GPU integrada Radeon 880M, assim como já é visto em alguns outros modelos. Confira abaixo a captura de tela do Geekbench compartilhada por Everest (@Olrak29_):
No mais, o KitGuru revela que os primeiros benchmarks indicam um bom desempenho em testes de IA, como no OpenVINO, no qual o processador obteve pontuações de 3111, 3244 e 9074 nas categorias de precisão simples, metade da precisão e quantização, respectivamente.
Os resultados são superiores ao Core Ultra 9 185H da Intel em aproximadamente 10% a 20%, destacando o potencial competitivo do Ryzen AI 7 Pro 360 em tarefas voltadas para inteligência artificial.
Realidade pode ser diferente dos primeiros testes
Apesar de os primeiros resultados de desempenho serem promissores, há ressalvas em relação à sua performance geral. Em alguns testes, como no CrossMark, o Ryzen AI 7 Pro 360 ficou atrás de outros chips, sugerindo que a unidade testada pode ser um protótipo com frequências mais baixas que o modelo final de produção