De acordo com uma publicação do WCCFTech desta terça-feira (23), a TSMC iniciará em breve a produção de chips de 1 nm na nova fábrica de Chiayi, localizada ao sul de Taiwan. A informação foi confirmada pela própria fabricante, que está muito animada, uma vez que trata-se do atingimento de um novo patamar com a litografia.
- Processadores Intel Xeon “Granite Rapids” Contarão Com 480MB De Cache L3
- GeForce RTX 4080M E RTX 4090M São Encontradas Sendo Vendidas Como Placas De Vídeo Para Desktop Na China
Existe uma disputa entre grandes empresas da tecnologia sob o domínio dessa técnica de litografia, entretanto a TSMC é a primeira a dar um passo, tomando a frente inclusive de gigantes como a a Samsung Foundry e a Intel.
Todavia, as corporações citadas também não devem demorar a reagir. Espera-se que a Intel divulgue mais informações sobre seus semicondutores durante o IFS Direct Connect, evento que ocorrerá em breve. Na ocasião, o Time Azul falará sobre a produção dos 18A e especula-se que tratarão ainda do 10A (1 nm).
Por fim, a Samsung Foundry planeja concorrer nos preços, uma vez que já avisou aos seus parceiros comerciais que dará descontos na produção dos chips 2 nm, enquanto a TSMC elevou os custos em 50%.