Ícone do site Pichau Arena

TSMC avalia construção de novas fábricas na Europa, afirma autoridade taiwanesa

OpenAI

Imagem: Reprodução/Getty Images

De acordo com uma publicação do Tom’s Hardware da última segunda-feira (14), a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), maior fabricante de semicondutores do mundo, pode estar planejando a construção de mais fábricas na Europa, de acordo com Wu Cheng-wen, presidente do Conselho Nacional de Ciência de Taiwan.

Em entrevista recente à Bloomberg, Wu revelou também que a empresa já iniciou a construção de uma fábrica em Dresden, na Alemanha, e tem planos para expandir ainda mais suas operações no continente.

A fábrica de Dresden, desenvolvida em colaboração com a Bosch, Infineon e NXP, será voltada para a produção de chips para a indústria automotiva alemã. No entanto, Wu afirmou que as próximas fábricas poderiam focar em setores como a inteligência artificial (IA), o que implica o uso de tecnologias de processo mais avançadas, como as litografias de 4nm e 5nm.

O movimento faz parte de uma estratégia da TSMC para diversificar suas operações globais e reduzir a dependência de Taiwan, haja vista as crescentes tensões geopolíticas do país com a China.

Imagem: TSMC/Reprodução

Plano da TSMC tem implicações geopolíticas e econômicas

A expansão na Europa faz parte de um plano maior da TSMC para garantir a continuidade de sua cadeia de produção global e atender à demanda local. Além das fábricas europeias, a empresa também está investindo em instalações nos Estados Unidos e no Japão.

Para que essas novas fábricas avancem, a gigante taiwanesa deve buscar subsídios governamentais substanciais, como os recebidos para a fábrica de Dresden, cujo custo está estimado em US$10 bilhões, valor que pode ser convertido para cerca de R$61,6 bilhões. As previsões para início de produção no território alemão apontam para 2027,

 

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile