De acordo com uma publicação do TweakTown da última terça-feira (18), a TSMC iniciou a produção em massa dos chips Intel Lunar Lake, próxima geração de processadores do time azul.
Os modelos, que também serão conhecidos como Intel Core Ultra 200V, estão sendo produzidos sob o processo de 3nm EUV FinFET versão N3B.
- Intel Ainda Não Encontrou Causa Do Problema Nos Processadores Raptor Lake
- Placa-Mãe Pichau Alphard B760M-T: Custo-Benefício Para Processador Intel
Conforme noticia o Digitimes, os núcleos da CPU, a GPU integrada, a NPU, a memória embarcada e os blocos computacionais estão sendo produzidos em N3B. Enquanto isso, o SoC e os dies I/O estão sendo fabricados no processo de 6nm.
É importante lembrar que a Intel até possui uma produção própria de semicondutores e outras tecnologias avançadas, entretanto, por motivos não revelados, as CPUs “Lunar Lake” serão feitas pela TSMC.
As especulações apontam para disponibilidade, custos e outros fatores operacionais como causas para esta decisão da corporação comandada por Pat Gelsinger. Ainda assim, a medida chama a atenção por ser a primeira vez na história que o time azul opta por uma fabricação terceirizada.
Para a TSMC, trabalhar em conjunto com a Intel traz uma série de benefícios. Além de com certeza envolver muito dinheiro, a gigante taiwanesa se destacará no segmento de semicondutores e aumentará ainda mais sua presença de mercado, tornando-se ainda maior no setor.