De acordo com uma publicação do Tom’s Hardware desta quinta-feira (25), a TSMC revelou sua nova tecnologia de produção de chips de 4nm, chamada de N4C.
O novo processo de fabricação foi criado também para aprimorar os nós de produção de classe de 5nm da empresa, oferecendo reduções de custos significativas e otimizando a eficiência do design.
- Novos Terremotos Em Taiwan Não Impactaram A TSMC
- TSMC Revela Que Chips Produzidos Pela Empresa Fora De Taiwan Terão Custo Adicional
“Ainda não terminamos com nossas tecnologias de 5nm e 4nm”, disse Kevin Zhang, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da TSMC, durante o Simpósio de Tecnologia Norte-Americano 2024 da corporação, local em que o novo processo foi revelado.
“Do N5 ao N4, alcançamos uma redução óptica de melhoria de densidade de 4% e continuamos a aprimorar o desempenho do transistor”, completou Zhang.
“Agora trazemos o N4C para nosso portfólio de tecnologia de 4nm. O N4C permite que nossos clientes reduzam seus custos removendo algumas das máscaras e também melhorem o design IP original. Funciona como uma célula padrão e SRAM, para reduzir ainda mais o custo geral de propriedade no nível do produto“, completou o executivo.
Conforme o que foi divulgado, a ideia da TSMC é redesenhar a célula padrão e a célula SRAM, alterar algumas regras de design e diminuir o número de camadas de máscara usadas, reduzindo assim os custos em até 8,5%.
Tais mudanças não apenas simplificam o processo de fabricação, mas também reduzem o tamanho das matrizes, o que poderia potencialmente melhorar o rendimento devido à menor complexidade e aos requisitos de área menores.
Por fim, foi divulgado que a corporação taiwanesa espera começar a produzir chips usando a tecnologia N4C em 2025, e prevê bons rendimentos e manutenção de custos mais baixos, reforçando a solução como econômica.