A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company, ou simplesmente TSCM, é o principal nome no ramo dos semicondutores e, recentemente, a empresa vem realizando estudos para a fabricação de chips de 1 nanômetro. Nesta semana, a companhia divulgou que obteve resultados positivos e empolgantes no processo de desenvolvimento destes chips.
O estudo é resultado de uma parceria entre a TSCM, a Universidade Nacional de Taiwan (NTU) e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Para atingir esse nível de desenvolvimento, o trio vem trabalhando junto há aproximadamente um ano e meio.
A descoberta inicial foi realizada pelo MIT, que contatou a TSCM para auxiliar na otimização de todo o processo. O Departamento de Engenharia Elétrica e Optoeletrônica da Universidade de Taiwan também foi de suma importância, e reduziu os canais de componentes por meio de um sistema litográfico que utiliza raios de íon Hidro-hélio.
A informação foi divulgada na Nature, uma das mais renomadas revistas científicas do mundo. Na publicação, foi citada a descoberta de uma redução na resistência elétrica e, por consequência, um aumento na tensão ao utilizar o Bismuto, metal representativo capaz de atingir os menores níveis de condução de eletricidade. Com isso, é possível chegar numa eficiência energética próxima aos limites físicos.
Por fim, é importante ressaltar que, ainda neste mês, a IBM anunciou a fabricação de chips numa litografia de 2 nanômetros. A empresa promete que a novidade consegue um desempenho 45% superior aos chips atuais, além de consumir até 75% menos energia.
Confira também: Opera GX Mobile chega aos smartphones em versão beta