Na última terça-feira (19), a TinyCorp revelou por meio de uma publicação oficial que não trabalhará mais com a AMD o lançamento das “TinyBox”, pacote que promete utilizar GPUs comuns para tornar o uso da inteligência artificial mais fácil em diversas tarefas.
- ASUS Atualiza BIOS E Passa A Fornecer Suporte DDR5 Em Placas Intel E AMD
- Intel Vendeu 3x Mais CPUs Do Que AMD E Apple Somadas No Q4 2023
A empresa não atuará mais com a corporação de Lisa Su por ter encontrado restrições no firmware. Sendo assim, a alternativa foi seguir com foco em NVIDIA e Intel enquanto os problemas não forem encontrados.
The AMD tinybox is on hold until we can build and run the relevant firmware on our GPUs.
The driver is still very unstable, and when it crashes or hangs we have no way of debugging it. We have no way of dumping the state of a GPU. Apparently it isn't just the MES causing these…
— the tiny corp (@__tinygrad__) March 19, 2024
A princípio, a TinyBox pretendia utilizar seis GPUs AMD Radeon RX 7900 XT para grandes workloads da IA. Entretanto, as limitações no firmware da placa de vídeo fizeram com que a empresa parasse os trabalhos com este modelo. Por isso, agora serão usados chips concorrentes para lançar a solução no mercado.
A empresa garante ainda que tentou informar a AMD das questões por diversas vezes, mas não obtiveram o retorno esperado da companhia. No mais, a startup afirma acreditar que a fabricante dos processadores Ryzen está hesitante em levar o trabalho para o código-aberto.
“O driver continua muito instável e, quando causa um crash ou travamento, não encontramos uma forma de forjar o debug. Não temos como deixar de lado o estado de suas GPUs. Aparentemente não é apenas o caso de MES estar causando os problemas, mas também do Command Processor (CP)“, afirma a TinyBox.