A Intel, empresa multinacional e de tecnologia, se adiantou com alguns lançamentos após o cancelamento presencial na CES 2022 (Consumer Electronics Show), evento de tecnologia mais influente do mundo, devido ao risco dos colaboradores de contrair o vírus Ômicron.
Com isso em mente, a marca resolveu trazer novidades sobre o desempenho dos SSDs de 5.0 geração rodando em uma plataforma Intel Alder Lake. O comunicado ocorreu por meio das redes sociais de Ryan Shrout, responsável pelo departamento de performance da Intel. Confira:
Perks of the job! Was going to save this demo for #CES2022 but with that off the table, why not just share it with everyone right now?! Here’s a 12th Gen @intel Core i9-12900K system paired with a new @Samsung PM1743 PCIe 5.0 SSD getting over 13GB/s!! pic.twitter.com/oyL08KzDtV
— Ryan Shrout (@ryanshrout) December 30, 2021
Shrout apresentou em seu Twitter o desempenho utilizando equipamentos desenvolvidos para a nova geração de chips Intel. O SSD PCIe 5.0 escolhido foi um Samsung PM1743. Colocado em uma bancada com uma placa ASUS ROG Maximus Z690 APEX – novo padrão de placa projetado para os chips de 12ª geração e utilizado um processador Core 19-12900K – e uma placa de vídeo EVGA RTX 3080 FTW3.
Segundo o desenvolvedor, os resultados são surpreendentes. Os SDDs desenvolvidos pela Samsumg para a utilização dos chips Alder Lake no seu maior desempenho conseguem ter uma performance de 13 GB/s de processamento. Era esperado que atingissem apenas 7 GB/s, ou seja, 6 GB/s a menos.
A Samsung foi a primeira a apresentar o recurso, mas com a chegada de novos chips, o mercado logo se irá se adaptar e teremos novos componentes de última geração.
Fique por dentro de mais conteúdos da Pichau Arena: