Nesta quarta-feira (03), o pior terremoto dos últimos 25 anos em Taiwan atingiu o país e causou preocupação nas fabricantes de semicondutoras hospedadas no território. Todavia, a TSMC confirmou que os equipamentos principais não não foram afetados pelo fenômeno, e por isso as operações já foram retomadas.
- Processadores Zen 5 Da AMD Utilizarão 3nm Da TSMC
- TSMC Iniciará Produção De Amostras De Chips De 2nm Ainda Em 2024
Em pronunciamento ao Bloomberg, a corporação disse que: “não houveram danos aos nossos equipamentos críticos, incluindo todas as nossas ferramentas de litografia ultravioleta extrema (EUV)”.
#TSMC updates: “Due to safety concerns, TSMC has decided to suspend work at fab construction sites across Taiwan today. Construction will resume after the inspection.” pic.twitter.com/Dh7BxWswKb
— Wen-Yee Lee 李玟儀 (@Wenyee_Lee) April 3, 2024
No mais, a TSMC também emitiu uma declaração oficial, que foi traduzida pela repórter taiwanesa Wen-Yee Lee, e na fala a empresa ressaltou a eficiência do protocolo de segurança e tranquilizou em relação aos danos.
“Em 10 horas depois do terremoto em 3 de abril, o ritmo de recuperação dos equipamentos de fabricação de wafer excederam 70% e a taxa de recuperação das novas fabs (como a Fab 18) excedeu 80%.”
O terremoto em questão teve escala de 7.4 de magnitude, o que é o suficiente para causar sérios danos numa grande superfície, e poderia ter afetado toda a cadeia de semicondutores da indústria em níveis próximos ou piores do que o que foi visto durante a pandemia, causando escassez e aumento nos preços dos chips.
Por fim, até o momento o desastre foi responsável por 9 mortes, 963 feridos e, pelo menos, 143 pessoas presas em escombros de prédios que desabaram.