No último mês, a Chia Coin surgiu no mercado das criptomoedas trazendo a possibilidade de mineração através do uso de HDs e SSDs de grande capacidade. Rapidamente, o preço dos componentes de armazenamento na China subiu de maneira brusca e, pensando em evitar escassez e altos valores, algumas empresas já estão tomando medidas. Caso por exemplo da GALAX, que promoveu uma perda de garantia em SSDs utilizados para a mineração. E agora, uma das principais fabricantes, a TeamGroup, apresentou o SSD T-Create Expert, focado na mineração de Chia Coins.
A novidade utilizará o padrão PCIe 3.0 x4 e um drive certificado para até 12.000 TBW, valor 120 vezes maior que a média dos SSDs considerados domésticos. Desta forma, a durabilidade do T-Create Expert será muito superior às opções já encontradas no mercado varejista.
O que é o TBW?
A sigla TBW vem do termo “Terabytes Written”, que em português pode ser transcrito como “Terabytes escritos”. Ou seja, trata-se da quantidade de dados que podem ser gravados no SSD antes que o mesmo apresente falhas. Com os 12.000 do novo SSD da TeamGroup, é possível gravar 50GB por dia durante 600 anos, ou 6TB por dia durante 5 anos.
Quando falamos das velocidades de leitura e escrita, o T-Create Expert não foge do padrão, trazendo valores de 3.400 MB/s e 3.000 MB/s, respectivamente.
Os valores do SSD T-Create Expert ainda não foram revelados oficialmente pela TeamGroup. Serão duas opções, a de 1TB, com 6.000 de TBW e 2TB, com um TBW de 12.000.
Via: Tom’s Hardware
Confira também: RTXs 3080 Ti e 3070 Ti chegarão em junho