Pichau Arena
Uma Batalha de Informações

O que coloca Taiwan 10 anos à frente da China em chips avançados?

Ministro chinês afirma que TSMC é responsável pela larga vantagem entre os países

0

De acordo com uma publicação do WCCFTech desta segunda-feira (01), Taiwan mantém uma larga vantagem tecnológica sobre a China na fabricação de semicondutores, estando pelo menos 10 anos à frente, de acordo com Wu Cheng-wen, ministro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia de Taiwan (NSTC).

O principal motivo para essa liderança é a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), que já está avançando na produção de chips de 2 nanômetros, um marco que a China ainda não está nem perto de alcançar.

A TSMC, gigante taiwanesa de fabricação de chips, é a líder mundial no desenvolvimento de semicondutores avançados. Com o início da produção de 2 nm planejado para 2025, a empresa se mostra ainda mais dominante no mercado global.

Enquanto isso, a China, que ainda luta para dominar a tecnologia de 7 nm, permanece distante em termos de capacidade de fabricação de chips de última geração.

A vantagem tecnológica de Taiwan se reflete diretamente nos avanços contínuos da TSMC, que também se destaca pela adoção de tecnologias de litografia ultravioleta extrema (EUV), consideradas essenciais para a miniaturização dos componentes.

TSMC
Imagem: TSMC/Reprodução

Apesar dos esforços massivos da China para desenvolver seu setor de semicondutores, a distância entre os dois países continua sendo muito grande.

Como citado, a indústria chinesa ainda opera com tecnologias de 8 a 9 nanômetros, fato reconhecido pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, e enfrenta barreiras, como as sanções estadunidenses que limitam seu acesso a ferramentas avançadas, necessárias para a produção em larga escala de chips de última geração​.

As implicações da liderança de Taiwan

A liderança da TSMC também tem implicações geopolíticas importantes. Com a crescente demanda por semicondutores em setores como inteligência artificial, carros autônomos e dispositivos móveis, a capacidade de Taiwan de dominar essas tecnologias avançadas faz com que especialistas destaquem que essa vantagem coloca o país asiático em uma posição privilegiada entre as tensões entre os EUA e a China​.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest

0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x