Conforme reportado pelo WCCFTech nesta terça-feira (23), está sendo possível encontrar em diversas lojas virtuais chinesas SSDs Samsung 1080 PRO NVMe falsos para compra. Os modelos prometem entregar até 15,8 GB/s de velocidade e são capazes de enganar muita gente.
O que mais chama atenção, entretanto, é o fato de que a Samsung nunca lançou ou até mesmo anunciou uma unidade de armazenamento de numeração 1080 PRO.
No futuro, pode até ser que a fabricante alcance o valor caso siga o padrão de nomenclatura que segue atualmente, mas fato é que, até agora, ainda não existe este modelo de SSD.
É importante ressaltar que essa é uma estratégia já antiga praticada na China. No país, algumas pessoas reempacotam SSDs e imprimem um novo nome do modelo, e por vezes enganam até mesmo os vendedores. Não é difícil encontrar unidades falsificadas da Samsung ou da SK Hynix.
Visando realizar testes, a QuasarZone desembolsou 40.000 won (cerca de R$150 na cotação atual) em uma modelo vendido como um SSD de 4TB de armazenamento e velocidades de 15,8 GB/s.
No experimento, logo de cara é possível perceber que o produto vem em uma caixa normal, que continha somente um adesivo com uma fonte divergente e baixa qualidade mostrando a marca.
Além disso, a caixa descrevia apenas um NAND flash, e modelos de 4TB exigem no mínimo múltiplos chips NAND empilhados.
Quando os testes foram executados, o SSD realmente tinha 4TB de capacidade onboard, mas não conseguiu rodar nem mesmo o benchmark MediaTester.