Ícone do site Pichau Arena

SMC oferece servidores com GPUs NVIDIA imersas em água para maior eficiência e economia

NVIDIA

Imagem: Reprodução/SMC

De acordo com uma publicação do Tom’s Hardware desta terça-feira (27), a SMC, uma empresa especializada em soluções de infraestrutura de data centers, está inovando no mercado ao oferecer servidores com GPUs NVIDIA imersas em água. Esta abordagem de resfriamento promete uma revolução na forma como os data centers operam, trazendo uma série de vantagens tanto em eficiência energética quanto em economia de custos.

O método envolve submergir diretamente as placas gráficas em um líquido de resfriamento especialmente projetado. A água utilizada é um fluido não condutor, o que permite o mergulho completo do hardware sem risco de curto-circuito. Esta técnica é capaz de dissipar o calor de forma muito mais eficiente do que os métodos tradicionais de resfriamento a ar.

Segundo o divulgado pela SMC, o resfriamento por imersão pode tornar os servidores até 50% mais eficientes em termos de consumo de energia. Além disso, o uso dessa tecnologia reduz os custos operacionais em até 28% quando comparado aos sistemas de resfriamento convencionais.

A redução de custos e o aumento de eficiência são muito atraentes para data centers que utilizam GPUs para tarefas intensivas de computação, como aprendizado de máquina, inteligência artificial e mineração de criptomoedas.

Imagem: Reprodução/SMC

Além da eficiência energética, o resfriamento por imersão também proporciona uma operação mais silenciosa e requer menos espaço físico, uma vez que elimina a necessidade de grandes sistemas de ventilação e resfriamento a ar.

SMC se pronuncia

O HyperCube permite hospedagem de alta densidade para GPUs. Ele habilita o tipo de hospedagem que precisamos ver para plataformas como Grace Blackwell“, afirma o Co-CEO da SMC, Tim Rosenfield.

A maioria dos data centers não estão prontos para líquidos de nenhuma parte, seja por imersão ou por resfriamento direto no chip. O mercado está tentando descobrir a melhor forma de adotar isto e eu acredito que haverão múltiplas formas“, finaliza o executivo.

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile