No último domingo (30), a SK Hynix confirmou em uma conferência realizada com investidores que pretende redefinir suas prioridades, investindo mais na produção de memórias HBM, que vêm sendo cada vez mais demandadas por conta do crescimento do mercado de inteligência artificial.
Conforme o divulgado, a empresa pretende injetar cerca de US$ 75 bilhões, valor que corresponde a aproximadamente R$ 420 bilhões na cotação atual, até 2028.
- Memórias GDDR7 Serão Produzidas Em Massa Pela SK Hynix Somente Em 2025
- SSD Com 300TB De Armazenamento Voltado Para IAs É Anunciado Pela SK Hynix
A informação foi confirmada pela Reuters, que afirma ainda que Chey Tae-won, presidente do grupo SK garantiu que será uma “mudança preventiva fundamental e necessária.”
Por mais que a corporação talvez não seja a mais familiar para a maioria dos usuários, a SK Hynix é atualmente uma as três maiores fabricantes de memórias do mundo, junto de Samsung e Micron, empresas que também já sabem da importância das memórias HBM e, assim, também já realizam investimentos e movimentações em busca de destaque.
No entanto, essa mudança de foco das gigantes faz com que as memórias para produtos domésticos, como os chips DRAM e GDDR, fiquem em segundo plano e tenham suas produções reduzidas, reduzindo a oferta de um segmento que segue com demanda, o que por sua vez provavelmente elevará os preços.
Em termos simples, isso significa que as memórias para PCs de mesa, notebooks, smartphones e até mesmo placas de vídeo sejam afetadas, aumentando o valor que o consumidor final pagará.