De acordo com uma publicação do TweakTown desta quarta-feira (14), a SK Hynix revelou oficialmente que aumentará o preço de venda de suas memórias DDR5 DRAM entre 15 e 20%. O acréscimo deve impactar outras fabricantes, como Samsung e Micron, que devem seguir os passos da segunda maior corporação do segmento.
O principal motivo para a subida nos preços é a inteligência artificial, que se torna cada vez mais popular e exige GPUs mais poderosas, que por sua vez utilizam memórias HBM, o que faz com que a maioria das corporações foque neste tipo de hardware, deixando de lado as DRAM, que passam a ser menos produzidas e consequentemente entram em escassez no mercado.
- SK Hynix Anuncia Entrada No Mercado De SSDs De Alta Capacidade
- SK Hynix Confirma Investimento De US$ 75 Bilhões Em Memórias Para IA
Conforme publicado pelo UDN, a SK Hynix já até mesmo informou seus parceiros comerciais por meio de uma notificação que os valores subirão. Sendo assim, para que o acréscimo seja observado pelo consumidor comum na hora de comprar suas memórias, não deve demorar muito.
Por um outro lado, as fabricantes menores como ADATA e TeamGroup podem se beneficiar deste aumento, uma vez que possuem um estoque de memórias DDR5 produzidas a um custo menor, o que deve elevar significativamente as vendas.
É importante lembrar também que a SK Hynix é a principal fornecedora de memórias HBM para a NVIDIA e uma das favoritas a assumir a responsabilidade de fornecer o GDDR7 para as próximas GPUs da verdinha. Por isso, o mais provável é que a produção de módulos DDR5 foi reduzida, o que torna o processo mais caro.