De acordo com uma publicação do WCCFTech desta sexta-feira (22), a Samsung está trabalhando no Mach-1, seu acelerador de inteligências artificiais previsto para chegar em 2025.
- Samsung Deve Apresentar Memórias HBM3E Durante O NVIDIA GTC 2024
- Samsung Apresenta Memórias GDDR7 Em Velocidades De 28 E 32 Gbps
A ideia da empresa é fazer com que a SK Hynix, maior rival da empresa no segmento de memórias HBM, trave uma batalha contra a gigante NVIDIA, atual líder em IAs.
O anúncio foi feito pelo chefe de negócios em semicondutores da Samsung, Kyung Kye-Hyun. Todavia, a corporação não apresentou mais detalhes e especificações do chip acelerador de inteligências artificiais.
“Os sistemas de inteligência artificial atuais tem degradação em seu desempenho e problemas energéticos por gargalos na memória.”, afirma Kyung.
Nós vamos corrigir este problema estabelecendo um laboratório de computação AGI (Artificial General Intelligence) e alcançando uma inovação na arquitetura das IAs. Mach-1 é o centro dos esforços de nossa pesquisa e desenvolvimento”, finaliza.
No mais, o executivo também falou sobre a diferença do Mach-1 para os demais concorrentes.
“É um produto específico para ser um modelo transformador. Usando diversos algoritmos, nós queremos reduzir o fenômeno de gargalo que ocorre entre a memória e as GPUs em até 1/8 daquilo que testemunhamos hoje e aprimorar a eficiência energética em até oito vezes.”
“O Mach-1 habilitará uma grande inferência LLM, mesmo usando menos energia de memória ao invés das HBM devoradoras. Criaremos os protótipos do Mach-1 no fim deste ano. A partir daí, nos veremos sistemas de inteligência artificial usando nossos últimos chips no início de 2025”