Segundo uma notícia do WCCFTech dessa quinta-feira (15), a Samsung venceu a corrida e conseguiu o primeiro cliente para seu chip de 2nm. As principais rivais da empresa eram duas outras gigantes: Intel e TSMC.
- Relatórios Financeiros Revelam Que Intel Ultrapassou Samsung E Tornou-Se Fabricante De Chips Que Mais Arrecadou No Planeta
- CES 2024: Samsung Apresenta “IA Para Todos”, Entenda A Nova Visão Da Empresa
Como se não bastasse, as informações revelam ainda que o comprador da gigante sul-coreana era um grande aliado da TSMC. Trata-se da startup Preferred Networks (PFN), famosa por trabalhar com pesquisa e desenvolvimento de deep learning de aplicações de IoT.
É uma das corporações mais avançadas do Japão, responsável por desenvolver softwares personalizados e supercomputadores em todo o país.
Segundo o Seoul Economic Daily, a parceria firmada entre a Samsung e a PFN é benéfica para ambas no mercado, uma vez que a startup receberá chips de primeira linha antecipadamente e gigante sul-coreana pode largar na frente da TSMC após anos de uma disputa tendendo para o lado da rival.
Além disso, a empresa japonesa pode iniciar a venda dos chips de 2nm antes das concorrentes, podendo angariar clientes muito importantes no mercado, como a NVIDIA e a Intel, que já possuem laços com a corporação e podem expandir os horizontes.
Vale lembrar que a TSMC possui um contrato fechado com a Apple para produção de chips de 2nm. Por fim, a Qualcomm testará todos os modelos das empresas, escolhendo qual utilizará em seus processos.