Ícone do site Pichau Arena

Ryzen 9 5900X, 5800X, 5600X : O melhor processador para games

Ryzen

Imagem: Reprodução

Os novos AMD Ryzen são totalmente focados em games, visto que eles tiveram um grande avanço dentro do processamento dos jogos. Além de trazer o desempenho já visto nas gerações anteriores, agora ele é focado também em rodar os jogos. Mas afinal, o que fez com que eles conseguissem obter uma melhora tão grande?

A palavra chave para responder essa questão é: latência. Trata-se de um conceito de sumária importância para a melhora de performance, pois, quanto menor a latência, melhor o desempenho. Os Ryzen 9 evoluíram em relação a geração anterior nesse quesito, em virtude do fato de a AMD ter conseguido colocar mais núcleos por grupo. Antigamente, os processadores continham no máximo 4 núcleos por grupo. Por exemplo, um 3800X precisava de 2 grupos para comportar os 8 núcleos.

Para que os grupos se comunicassem, era utilizada uma ponte (Infinity Fabric). Quando informações precisavam passar por ela, ao rodar jogos, gerava uma latência. Por isso, muitas vezes os processadores Intel se sobressaíam em relação aos AMD para os games.

Então, para resolver tal questão, a AMD conseguiu dobrar a capacidade dos grupos. Ou seja, agora cabem 8 núcleos dentro de cada um. Com isso, a latência não será afetada e não influenciará na performance. Por exemplo, um novo Ryzen 5900X possui 16 núcleos reais e 32 threads, contidos em dois grupos ao invés de quatro, como costumava ser na geração anterior.

Comparação com gerações anteriores

Além disso, teremos agora 19% a mais de PC, ou seja, isto é, cada núcleo consegue render mais. Vale lembrar que a porcentagem está embutida com o ganho de clock de cada um dos processadores. Na média geral do comparativo entre o 5900X e o 3900XT, o ganho é de 26% a mais de performance.

Comparativo – Imagem: Divulgação

Comparação com Intel

Assim, podemos concluir que o 5900X é entre 8 a 16% mais forte do que um i9-10900K. O valor está em porcentagens pois pode haver uma imperfeição na amostra da bateria de testes. A diferença é bem grande.

Comparativo com Intel – Imagem: Divulgação

Ryzen 5 5600X:

Possui um clock boost de 4.6 GHz, os mesmos 65 W de TDP, 6 núcleos reais e 12 threads. Entretanto, o preço aumentou um pouco se comparado com o valor de lançamento da geração anterior. O Ryzen 5 5600X sairá por 299 dólares.

Ryzen 7 5800X:

Conta com um clock boost de 4.7 GHz, 105 W de TDP, 8 núcleos reais e 16 threads. O Ryzen 7 5800X sairá por 499 dólares.

Ryzen 9 5900X:

Sem dúvidas, esse foi o principal lançamento da AMD, por isso, os comparativos foram feitos com ele. O clock boost é de 4.8 GHz, também 105W de TDP e 12 núcleos reais com 24 threads. O preço sugerido é de 549 dólares.

Ryzen 9 5950X:

O modelo top de linha tem um clock boost de 4.9 GHz, 105 W de TDP, 16 núcleos reais e 32 threads no total. O preço sugerido é de 799 dólares. Por isso, esse processador é mais adequado para criadores de conteúdo.

 

Por fim, a AMD ainda mostrou um pouco sobre a nova placa de vídeo que será lançada. No gráfico revelado, estava a informação de que os jogos estavam em 4K já com os novos Ryzen. Conseguimos comparar com a 3080 no jogo Call of Duty Warzone. A 3080 rodou o jogo com RayTracing com uma média de 91 FPS .

Enquanto isso, no que foi revelado pela AMD, a placa de vídeo deles obteve 88 FPS de média no Call of Duty Warzone. Considerando que eles rodaram com RayTracing, o desempenho foi muito bom, tendo em vista que a diferença foi de apenas 4 FPS, que pode ser considerado empate técnico entre as placas de vídeo top de linha da AMD e da NVIDIA.

Imagem: Divulgação

Confira também: Ainda é possível montar o PC Gamer ideal por +/- 2900 reais

Canal do Youtube: Clique aqui

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile