Ryzen 5 5600G, a melhor opção de processador atualmente
CPU com placa de vídeo integrada é capaz de levar até mesmo o GTA V Online acima dos 50 FPS.
Após muita espera, finalmente temos em mãos os novos processadores AMD Ryzen 5000G, que contam com placa de vídeo integrada. Para iniciarmos os testes, traremos hoje o Ryzen 5 5600G, CPU capaz de rodar o aclamado GTA V no modo online acima dos 50 FPS. Ressaltamos que, para o experimento, não utilizaremos uma GPU offboard. Assista ao vídeo abaixo para uma melhor visualização.
Antes de partirmos para a gameplay, é importante mostrar o setup que estamos utilizando para extrair o máximo do Ryzen 5 5600G. Como já citamos aqui, para fazer um bom uso de processadores com placa de vídeo integrada, é necessário o uso de Dual Channel. Ou seja, precisamos de duas memórias RAM. Em nosso caso, utilizamos 2 módulos de 16 GB a 3.200 MHz. Além disso, é importante que o compartilhamento de memória RAM seja ativado na BIOS.
No mais, nossa placa mãe é uma B550 e o nenhuma alteração foi feita em nosso processador. O Ryzen 5 5600G usado pela Pichau não está em overclock.
Gameplay
Ressaltamos que a captura das imagens foi feita com a câmera para evitar que programas de gravação atrapalhem performance do processador e, por consequência, alterem o resultado final.
A resolução aplicada foi de 1080p, e nosso monitor possuía uma taxa de atualização de 120 Hz. A maioria das qualidades gráficas estavam altas. Apenas as qualidades da água, de partículas e da grama foram colocadas no normal. No geral, o game estava em Full HD com gráficos altos. Logo que entramos no modo online, pudemos perceber que o GTA V estava rodando muito bem, com uma média de 60 FPS, como mostra a imagem abaixo.
Por conta dos 4GB de memória RAM que compartilhamos com a placa de vídeo integrada do processador, estamos rodando o jogo com uma boa quantia de FPS e sem perdas. Caso tivéssemos compartilhado menos, poderíamos ter instabilidades e um número de frames muito menor.
Além disso, as temperaturas do processador estão muito boas, mesmo com o cooler box. Isso se deve muito ao fato do TDP ser bem baixo, ficando na casa dos 40 W. Dos 16 GB de memória RAM, o GTA V está consumindo 9 GB. Para Full HD, os números, considerando que usamos uma GPU integrada, são ótimos.
Para simular a maioria dos monitores utilizados por boa parte do público, diminuímos a resolução para 900p, mantendo os gráficos no alto. Desta maneira, tivemos um aumento em nossa performance, levando o jogo em 60, e as vezes até 70 FPS. Fizemos ainda um teste mais drástico, levando a resolução para 720p e, naturalmente, obtivemos ainda mais performance.
Com base em tudo que vimos, podemos concluir que o AMD Ryzen 5 5600G é uma excelente opção no mercado para levar até mesmo os jogos mais pesados. Em GTA V, a performance deste CPU foi excelente, e não deixou a desejar em nenhum momento. Cumpre, e cumpre muito bem, a proposta. Em breve, traremos mais reviews e análises deste modelo e de seus superiores. Fique ligado!
Confira também: O melhor PC gamer para upgrades por R$ 3.500