De acordo com uma publicação do Tom’s Hardware do último domingo (16), a Rússia confirmou sua intenção de construir um console próprio. A informação foi revela pelo Ministro da Indústria e Comércio do país, que garante ainda que a ordem foi dada diretamente por Vladimir Putin, líder da nação.
A novidade faz parte de uma série de investimentos realizados pelo governo russo em tecnologia, ocasionados principalmente por conta das sanções impostas após a invasão da Ucrânia.
- Rússia Revela Litografia Própria De 350 Nanômetros, Mas Está 30 Anos Atrasada
- Intel E AMD Estão Suspendendo Vendas A Rússia Após Ataque
Segundo o divulgado, a ordem de Putin é de março de 2024 e, neste momento, o país trata os termos com empresas, buscando entender o que é necessário para desenvolver seu próprio videogame.
A ideia, por mais ambiciosa que pareça, é construir um console capaz de concorrer diretamente com o PlayStation 5 e Xbox Series X|S.
Todavia, relatos de especialistas do portal russo 3DNews mostram desconfiança em relação à capacidade do país de desenvolver um console topo de linha. As principais questões envolvem um alto custo e uma necessidade muito grande de acompanhamento do governo.
Além disso, recentemente a Rússia chegou a desenvolver sua própria litografia, mas com 30 anos de atraso, o que revela a falta de profissionais especializados em diversos ramos da tecnologia no país.
Sendo assim, a maioria dos analistas nacionais e internacionais afirmam que a nação não será capaz de produzir um console para concorrer com os videogames da Sony e Microsoft.