De acordo com fontes ouvidas pelo WCCFTech nesta quarta-feira (29), a NVIDIA pode estar planejando lançar uma versão diferente da GPU GeForce RTX 4090 na China como solução para o banimento deste modelo no país. A novidade teria o sufixo “D”, que faz referencia ao ano do Dragão na China, além de especificações menores.
- China Está Recondicionando GPUs RTX 3080 20 GB E Radeon RX 580 16 GB Usadas Em Mineração Para Uso Em IA
- NVIDIA Vendeu Meio Milhão De Placas De Vídeo Para IA Somente No Terceiro Trimestre
Para contornar a sanção do governo estadunidense, a fabricante pretende atender às regras impostas e diminuir as especificações de sua placa de vídeo topo de linha para lançar no mercado chinês. Atualmente, a GPU ultrapassa os 4.800 pontos de “Performance de Processamento Total” (TPP), métrica definida pelo governo dos EUA para potência dos chips.
Chinese Gamers Rejoice! NVIDIA's Bringing Its Flagship Gaming GPU Back With The GeForce RTX 4090 D
🟢"D" To mark the Chinese Year of the Dragon (2024)
🟢New AD102 SKU with cut-down specs
🟢Fully complies with US policieshttps://t.co/cq8suuwGJn https://t.co/cq8suuwGJn
— Hassan Mujtaba (@hms1193) November 29, 2023
Para se enquadrar como um modelo que pode ser comercializado na China, a nova GeForce RTX 4090 D deve ser equipada com menos núcleos CUDA e contar com menores frequências de GPU e memória. Além disso, é possível que outras modificações sejam feitas para atingir o TPP máximo.
O modelo seria exclusivo para o país asiático e os vazamentos indicam que o valor seria o mesmo da versão original, cerca de 12.999 RMB, cerca de R$ 9.031,68 em conversão direta.