Ícone do site Pichau Arena

Rumores afirmam que mudanças no design de GPUs NVIDIA Blackwell podem afetar o lançamento da série

RTX 40 SUPER

Imagem: Reprodução

De acordo com uma publicação do WCCFTech desta terça-feira (03), novos rumores afirmam que a NVIDIA pode estar preparando algumas mudanças no design da arquitetura Blackwell que podem impactar o lançamento e o desempenho das novas GPUs.

É importante lembrar que as GeForce RTX 50 prometem trazer uma série de avanços tecnológicos em relação à atual geração Ada Lovelace, composta pelos chips RTX 40. Segundo informações recentes do MyDriver, os ajustes podem incluir modificações em termos de layout interno e interconexões.

Uma das alterações mais significativas estaria relacionada ao aumento do número de núcleos e à reestruturação da memória, que visa melhorar o desempenho computacional e a eficiência energética. No entanto, como revela “kopite7kimi“, leaker conhecido da comunidade por seus acertos, esse movimento pode resultar em um consumo de energia maior.

Imagem: Reprodução/WCCFTech

O consumo de energia mais alto do que o esperado se deve, em parte, à inclusão de novos núcleos e à maior complexidade do design da arquitetura Blackwell.

Caso os boatos sejam confirmados, a NVIDIA estaria explorando novas técnicas de fabricação e otimização de energia, como o uso de transistores de menor tamanho (nodos menores), mas o desafio será equilibrar o aumento de desempenho com um consumo de energia que ainda seja viável para o mercado.

Impacto no lançamento da série GeForce RTX 50

As mudanças no design da arquitetura Blackwell podem atrasar o lançamento da série RTX 50, haja vista que a necessidade de ajustes adicionais para lidar com os desafios de gerenciamento térmico e de energia pode exigir mais tempo de desenvolvimento e testes.

Além disso, a NVIDIA também precisará considerar o impacto dessas mudanças na compatibilidade com sistemas de refrigeração existentes e na eficiência energética geral, aspectos críticos para os consumidor gerais e para o segmento de datacenters.

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile