De acordo com uma publicação do WCCFTech desta segunta-feira (23), novos rumores apontam para uma brusca mudança de rota da Intel em relação ao desenvolvimento de seus processadores de desktop. Segundo várias fontes do setor, os aguardados processadores Arrow Lake-S, previstos para outubro deste ano, podem ter sido cancelados.
A CPUs seriam substituídas pelos Nova Lake, uma nova geração de que poderia se tornar o principal chip desktop da azulzinha até 2026, mas que chegaria depois. A mudança sugere uma reestruturação nos planos da empresa, que tenta manter a competitividade frente à AMD.
- Cobra Core: A Próxima Grande Evolução Da Arquitetura X86 Da Intel?
- Intel Pausa Projeto De Fábricas Na Europa Por Conta De Dificuldades Financeiras
Como citado, originalmente, a Intel havia planejado lançar os Arrow Lake-S no mês que vem, como uma resposta direta à linha Zen 5 da AMD. Por isso, o rumor, que foi divulgado pelo leaker “Panzerlied” no Chiphell Forum, é bastante duvidoso, haja vista que já vazaram benchmarks dos modelos, imagens das caixas e até mesmo pré-venda em algumas lojas.
É fato que o time azul passa por um momento complicado, mas uma alteração tão grande nos planos parece demais. É importante lembrar que estamos também às vésperas do lançamento das placas-mãe “800”, que chegam para levar essa nova geração de CPUs.
Vale destacar também que as versões Refresh, prometiam melhorias como um aumento no número de núcleos, com até 40 núcleos (8 de desempenho e 32 de eficiência), e aprimoramentos na Unidade de Processamento Neural (NPU). Com isso, a promessa é de que seria ocasionado um salto de desempenho entre 30% e 50% para cargas de trabalho multicor
O Futuro: Nova Lake
Caso a concentração de esforços da Intel no desenvolvimento dos Nova Lake seja confirmada, isso significa que a novidade substituirá os Arrow Lake como a principal linha de processadores da marca. Previstos para 2026, o Nova Lake seriam baseado em uma nova arquitetura chamada Royal Core e prometem um avanço significativo em relação às gerações anteriores.