Ícone do site Pichau Arena

Rumores apontam para AMD Radeon RX 8800 XT igualando a RTX 4080

Imagem: Reprodução/AMD

De acordo com uma publicação do WCCFTech da última segunda-feira (02), a próxima geração de GPUs da AMD, baseada na arquitetura RDNA 4, promete balançar o mercado de placas de vídeo.

Novos rumores surgiram e indicam que a Radeon RX 8800 XT, que ainda pode sofrer alterações na nomenclatura, deve oferecer desempenho semelhante à NVIDIA GeForce RTX 4080, ao mesmo tempo em que avança e supera a rival em Ray Tracing, eficiência energética e rasterização.

Poder e eficiência em destaque

Imagem: Reprodução/Chiphell

Os vazamentos foram inicialmente publicados no popular fórum Chiphell pelo usuário zhangzhonghao, que afirma que a RX 8800 XT, carro-chefe da série RDNA 4, deve consumir cerca de 25% menos energia do que a Radeon RX 7900 XTX, que opera com uma média de 350W.

Deste modo, com um consumo estimado entre 250-270W, a nova GPU se alinha às demandas de eficiência sem comprometer o desempenho, podendo ser comparada à RTX 4080 e sua variante SUPER.

Além disso, o usuário garante ainda que novidade da AMD pode trazer uma melhoria de 45% no desempenho de Ray Tracing em jogos como Resident Evil 4 Remake. Vale destacar ainda que a vermelhinha também confirmou avanços em inteligência artificial e motores de ray tracing, tecnologias que integram o DNA da arquitetura RDNA 4 e são compartilhadas em produtos como o PlayStation 5.

A rivalidade da AMD com a NVIDIA

Um dos, se não o grande atrativo da RX 8800 XT está em sua proposta de competir com a RTX 4080, mas com menor consumo de energia e um potencial preço competitivo, característica já conhecida da marca comandada pela Dra. Lisa Su, estimado em cerca de US$500, número equivalente a cerca de R$3.037 na cotação atual.

A estratégia do time vermelho é a mesma há alguns anos: atrair jogadores que buscam alto desempenho sem os custos premium associados às GPUs da NVIDIA.

Por fim, os rumores afirmam também que a AMD espera lançar a nova linha RDNA 4 em 2025, com produção em massa começando em dezembro deste ano. As GPUs devem ser apresentadas oficialmente na CES 2025 (Consumer Eletronics Show), o que mostra que a marca quer realmente confrontar sua rival, que deve aproveitar o evento para lançar a série RTX 50.

0 0 votos
Classificação do artigo
Sair da versão mobile