De acordo com uma publicação do TweakTown desta segunda-feira (27), as GPUs RTX 50, futuros lançamentos da NVIDIA, prometem um grande salto geracional em relação ao observado nas RTX 40, atual arquitetura da marca.
Segundo os rumores, a GeForce RTX 5090, modelo topo de linha da próxima geração e construído com o chip GB202 Blackwell, deve trazer avanços significativos em capacidade de processamento e eficiência energética quando comparada à RTX 4090.
- NVIDIA Revela Faturamento Dez Vezes Maior Com Servidores Do Que Com Produtos Gamer
- NVIDIA Anuncia Lançamento Anual De GPUs
Em relação ao GB202 Blackwell, a novidade contará com até 192 unidades de processamento (SMs), o que significa que serão assustadores 24.567 núcleos CUDA.
Vale ressaltar que chip topo de linha atual conta com possui 128 núcleos por SM, o que implica num possível aumento de desempenho de 50 a 70% em jogos, especialmente em resoluções 4K.
No mais, os boatos apontam para 32GB de memória GDDR7 da Samsung, capaz de oferece velocidades de 28Gbps a 32Gbps, além de prometer uma largura de banda maior, recurso essencial para suportar, por exemplo, as resoluções 4K em games.
Vale destacar ainda que o esperado é que, em Ray Tracing, os ganhos devem ser de 2-3 vezes em relação à série RTX 40.
Por fim, deve ocorrer ainda a chegada do DLSS 4, tecnologia de upscaling baseada em inteligência artificial, o que deve fornecer ainda mais performance e qualidade gráfica.