De acordo com uma publicação do WCCFTech da última terça-feira (09), um novo rumor aponta para a chegada da GPU NVIDIA GeForce RTX 5090, modelo topo de linha da próxima geração “Blackwell“, com um clock base próximo aos 2.9 GHz. A informação foi inicialmente compartilhada por Panzerlied, no Chiphell Forum.
Caso a notícia seja confirmada, é um salto geracional considerável de cerca de 30%, tendo em vista que a RTX 4090, placa da atual geração, atinge 2.2 GHz em base clock. É importante destacar ainda que, com um possível overclock nessa situação, o chip com certeza ultrapassaria a marca dos 3GHz.
- Pesquisa Mostra NVIDIA Em Alta E AMD Mais Valorizada Que Intel
- Elon Musk Vem Usando 100 Mil GPUs NVIDIA H100 Para Treinar A IA Grok 3
No entanto, até o momento a NVIDIA não revelou muitas novidades em relação aos futuros lançamentos. Durante a Computex 2024, Jensen Huang, CEO da marca, apenas afirmou que estava ansioso para falar sobre as placas de vídeo e salientou que os produtos serão importantes para a indústria tech.
No mais, o executivo também aproveitou a ocasião para informar que o calendário de lançamentos de GPUs da corporação havia sido atualizado para o formato anual.
Os vazamentos apontam para uma RTX 5090 equipada com uma GPU Blackwell GB202, 192 SM, design de 448-bit de bus e uma memória GDDR7 de 28 GB.
Especificações ainda podem mudar
Todavia, como afirmamos acima, nenhuma dessas informações é oficial e não necessariamente representam o que será visto no lançamento. Na prática, isso significa que a NVIDIA ainda pode aprimorar essas especificações ou pode optar por diminuir alguns recursos, a depender de como será o desempenho do chip em testes.
Por fim, o lançamento da GeForce RTX 5090 é esperado para o final de 2024, junto com a RTX 5080. Entretanto, alguns boatos afirmam que a chegada da placa foi movida para o início de 2025, mas até agora a corporação de Jensen Huang não se manifestou sobre datas e estimativas.