De acordo com uma publicação do WCCFTech do último domingo (13), um dos maiores leakers quando o assunto é NVIDIA, @kopite7kimi, revelou recentemente que a RTX 5090, futuro lançamento da marca e que substituirá a atual RTX 4090, não deve sofrer um aumento de preço expressivo em comparação à antecessora.
A informação caiu como um alívio para muitos, que aguardam ansiosos pelo lançamento dos chips da nova arquitetura Blackwell, visto que o mercado de GPUs passou por uma escalada de preços nas últimas gerações. O lançamento da 4090, com preço inicial alto, deixou os consumidores receosos de que a sucessora pudesse seguir essa tendência. Contudo, segundo o insider, a verdinha estaria optando por uma estratégia mais cautelosa em relação aos preços.
É importante destacar, entretanto, que nenhuma das informações é oficial e, apesar do respeito na comunidade, kopite7kimi pode estar enganado.
- GPUs Blackwell já estão esgotadas pelos próximos 12 meses, revela CEO da NVIDIA
- RTX 50 à vista? NVIDIA confirma data do keynote na CES 2025
A decisão da NVIDIA de manter os preços estáveis pode estar ligada à competitividade do mercado. A AMD, principal concorrente da marca, também tem avançado em suas tecnologias de GPU, o que pode forçar os comandados por Jensen Huang a manterem uma política de preços agressiva para continuar atraindo consumidores.
I don't believe there will be a significant price increase for RTX 5090.
— kopite7kimi (@kopite7kimi) October 10, 2024
Além disso, a desaceleração no crescimento do mercado de hardware, que foi impulsionado durante a pandemia, também pode ter levado a NVIDIA a repensar o impacto de preços altos. Com uma possível estabilização da demanda, preços elevados poderiam afastar até mesmo entusiastas e profissionais que compõem o público-alvo da série 5000.
O que esperar da RTX 5090?
Apesar da especulação sobre os preços, espera-se que a RTX 5090 seja uma placa de vídeo revolucionária, com muitas melhorias em desempenho gráfico, eficiência energética e novos recursos voltados tanto para gamers quanto para profissionais de renderização e IA. No entanto, os analistas garantem que o verdadeiro impacto no mercado dependerá do preço final e de como a NVIDIA posicionará essa GPU em comparação às concorrentes.
Se os rumores se confirmarem, a NVIDIA pode estar se preparando para um lançamento competitivo e bastante agressivo da série RTX 50, oferecendo GPUs de ponta sem a necessidade de um grande aumento de preço. A jogada pode ser um movimento inteligente da empresa, garantindo uma base de consumidores logo de cara, preparados e ansiosos para adotar sua nova tecnologia.
Por fim, é importante lembrar ainda que os aceleradores de IA de próxima geração da marca, que também devem contar com arquitetura Blackwell, já estão esgotados pelo menos pelos próximos 12 meses, o que deixa ainda mais claro o entusiasmo da comunidade em relação aos lançamentos.