O portal VideoCardz divulgou nesta terça-feira (29), testes de undervolt e limitação de energia realizados na NVIDIA GeForce RTX 4090. A GPU foi testada em cinco jogos com diferentes voltagens a fim de descobrir o impacto da alteração de alimentação no desempenho em games
- GALAX RTX 4080 SG Alcança 3.6 GHz E Estabelece Recorde Mundial
- CS:GO: Caster Comete Crime Transfóbico E ESL Não Toma Providências; Olga Responde
Tendo em mente que a RTX 4090 possui 450 de TDP (Thermal Design Power), dificilmente alcançando essa marca em jogos populares, o site de testes QuasarZone realizou benchmarks a fim de descobrir o quanto a limitação de energia consumida pela placa afetaria seu desempenho. Nos resultados foi possível observar uma diferença máxima de 8% utilizando o undervolt. Veja:
Para fins de informação, o undervolt consiste em reduzir a voltagem — geralmente acompanhada por perda de desempenho, para que a placa utilize menos energia da fonte, aumentando assim sua eficiência energética. O curioso neste caso foi a RTX 4090 ter perdido pouquíssimo poder gráfico, mesmo com a técnica sendo utilizada e também com limitação de potência.
Foram utilizados cinco jogos como base para o experimento, sendo eles: Cyberpunk 2077, Marvel Spider-Man Remastered, Forza Horizon 5, Lostark e PUBG Battlegrounds, todos testados na resolução 4K (3840×2160) e com suas configurações no máximo, para garantir que a GPU estivesse sendo utilizada em sua totalidade. Confira uma média de resultado dos testes realizados:
Entenda: Os resultados demonstram a porcentagem do limitador de potência em cinza e o undervolt dividido em milivolts em laranja, com uma escala de performance no canto esquerdo e de potência em watts na parte inferior.
Mesmo com a RTX 4090 tendo seu consumo de energia reduzido em mais de 110 W — se aproximando da metade do TDP padrão, o impacto em jogos foi mínimo, demonstrando que a placa pode performar bem mesmo em baixo consumo, mas claro, a depender da situação.
É importante lembrar que a técnica de limitação de potência pode ser feita facilmente utilizando um software como o MSI Afterburner, no entanto para alterar a voltagem é necessário mais conhecimento acerca dos componentes internos da placa e também em relação ao sistema de alimentação utilizado.