De acordo com “nApoleon”, redator do site chinês Chiphell, a placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 4090 D, versão preparada para o mercado da China, será lançada nesta quinta-feira (28).
- Conheça A URGame, Plataforma Gaming Da AMD
- Bluesky Dobra Performance De GPUs AMD Radeon RX 7000 E RX 6000
A novidade chegará ao país asiático após sanções impostas pelo governo estadunidense em relação à exportação de tecnologia de ponta, ação que baniu o modelo tradicional da GPU no território. A versão base, a RTX 4090 D contará com menos Tensor cores para se adequar às especificações máximas estabelecidas.
Na prática, a placa manterá boa parte de sua capacidade em jogos, mas terá um pouco mais de dificuldade com tarefas que necessitam dos Tensor cores, caso, por exemplo, do DLSS. Até o momento, a NVIDIA não divulgou dados oficiais ou benchmarks da GPU, mas os rumores afirmam que o chip contará também com TDP reduzido e overclock limitado.
Segundo a publicação do Chiphell, o produto estreará no mercado chinês a partir das 22h no horário local (às 9h no horário de Brasília). Além disso, o site garante que, apesar do início das vendas hoje, os consumidores só terão as placas em mãos em janeiro de 2024.
Por fim, vale ressaltar que se trata de um produto específico para atender o mercado da China, e as chances de a GPU não ser comercializada em outros países é grande.