De acordo com uma publicação do WCCFTech desta sexta-feira (04), rumores recentes indicam que a NVIDIA planeja descontinuar a produção da placa de vídeo GeForce RTX 4080 SUPER, lançada no início de 2024, ainda em novembro deste ano.
Os boatos sugerem que a empresa encerrará a fabricação da GPU para abrir caminho ao lançamento de sua próxima geração de chips gráficos, a aguardada linha RTX 50, que podem chegar no primeiro trimestre de 2025.
- NVIDIA RTX 4090 some dos estoques na Alemanha: entenda os motivos
- SK Hynix inicia produção de memórias HBM3E para NVIDIA Blackwell Ultra e AMD Instinct MI325X
Conforme relatado por fontes da indústria, a produção da RTX 4080 SUPER estaria próxima do fim, com as últimas unidades sendo enviadas aos fabricantes de placas em outubro e o estoque de chips esgotando até novembro.
O objetivo dessa decisão seria otimizar a transição para os novos chips baseados na arquitetura Blackwell, que talvez seja apresentada na CES 2025 (Consumer Eletronics Show). A nova linha, que incluirá, por exemplo, as GPUs RTX 5080 e 5090, deve trazer uma das maiores atualizações da história da NVIDIA.
A RTX 4080 SUPER, lançada como uma versão aprimorada da RTX 4080, não trouxe o impacto esperado no mercado, com vendas abaixo do esperado devido ao seu alto preço e pequenas melhorias em relação à versão base.
Com um aumento de apenas 5% no número de núcleos CUDA e sem grandes avanços em memória VRAM, o desempenho da RTX 4080 SUPER não foi suficiente para atrair o público gamer, que já expressava descontentamento com os altos preços da série RTX 40.
E agora?
Com o fim da produção em vista, a RTX 4080 SUPER deve seguir os passos da RTX 4090, que também deve ser descontinuada em breve.
A estratégia da NVIDIA visa reduzir estoques das GPUs da geração Lovelace, enquanto a empresa se prepara para o lançamento da linha Blackwell, que como citado deve trazer melhorias de desempenho e competir com as futuras soluções da AMD.