Na última quinta-feira (15), o portal de notícias HKEPC afirmou que a NVIDIA planeja lançar uma versão da RTX 3060 equipada com um chip para limitar a mineração de criptomoedas. O site afirma que o GA106-302 substituirá o atual GA106-300 presente nas 3060. Além disso, pode ser que a empresa implemente também novos drivers que limitem a performance em Hashrate.
Vale lembrar que a NVIDIA já tomou algumas medidas na tentativa de contornar o uso de placas de vídeo gamers em atividades de mineração. A empresa lançou drivers, que foram rapidamente quebrados, e anunciou o lançamento de Cripto Mining Processors (CMPs), placas de vídeo exclusivas para mineração.
Todavia, parece que a empresa ainda não está satisfeita e, além da atualização de chip, fará o uso de mais tecnologias para minimizar a mineração usando placas de vídeo RTX 3060. Em resposta ao VideoCardz, kopite7kimi, usuário conhecido por acertos em vazamentos relacionados à NVIDIA, afirmou que a empresa cogita atualizar os chips GA102 e GA104.
I've said before, maybe not GA106 only.
For example, we would meet GA102-302/202 and GA104-302/202. https://t.co/pGghHbikbV— kopite7kimi (@kopite7kimi) April 15, 2021
O HKEPC afirma ainda que a NVIDIA já pode estar trabalhando na produção das novas versões da RTX 3060 e, assim, pode ser que as vejamos disponíveis no mercado já no próximo mês.
Por fim, é importante ressaltar que tudo isso não passa de uma especulação, e anúncios oficiais ainda não foram feitos pela NVIDIA. Todavia, é possível que os boatos venham a se confirmar, uma vez que a mineração de criptomoedas vem influenciando na disponibilidade de placas de vídeo.
Via: Adrenaline, TechPowerUp
Confira também: NVIDIA GeForce Now estará disponível no Brasil ainda neste ano